São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O melhor dos regimes

EDUARDO OHATA
NA ESCOLA TODOS ZOMBAVAM DELE. "E AÍ, GORDINHO."

Quando se apresentava para jogar basquete em algum time da escola, nunca havia vaga.
Namoradas? É difícil uma garota -principalmente no caso das adolescentes- se interessar por um gordinho de 147 quilos... A preferência é sempre por aqueles tipos musculosos.
Assim, "Buster" Mathis Jr. passava suas tardes assistindo televisão em casa. E engordava cada vez mais.
Um dia, "Buster" cansou de ouvir as piadas e resolveu treinar boxe para perder peso.
Arrumar um técnico seria fácil. O pai do pequeno "Buster" era o ex-lutador "Buster" Mathis Sr., que no passado lutou com os campeões Joe Frazier e Muhammad Ali.
"Reflita bem sobre o que me pede", aconselhou "Buster" Sr., acreditando que o filho logo desistiria da idéia. Afinal, os Mathis não passavam por necessidades, e "Buster" não se encaixava no típico estereótipo dos boxeadores.
O pequeno "Buster", entretanto, não renunciou à idéia e, dia após dia, comparecia à academia. Em três anos, perdeu 65 quilos. E ganhou toneladas em auto-estima.
Anos depois, em 1994, como profissional, enfrentou o ex-campeão mundial Riddick Bowe. A luta foi anulada quando Bowe golpeou Mathis quando este estava caído.
Depois, Mathis lutou com Tyson após Mike deixar a prisão. Uma boa luta, por três assaltos, quando "Buster" perdeu por nocaute.
Há poucas semanas, Mathis, com problemas nos joelhos, "pendurou" as luvas. Ele nunca chegou a ser uma força na categoria dos pesados. Com apenas 7 nocautes em 21 lutas, faltava pegada ao lutador.
O único título que conquistou foi o de campeão norte-americano. Mas para o garoto que sofria gozações por ser gordo, só o fato de conseguir vestir o cinturão já foi uma vitória.

Texto Anterior: A febre das corridas de rua no Brasil
Próximo Texto: Supergalos 1; Supergalos 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.