São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desfile reúne o melhor da moda mineira

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Jovens estilistas e grifes consagradas de Minas Gerais desfilaram ontem suas criações em uma só passarela, montada na Escola Guignard, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Segundo os organizadores, o evento "Belo Horizonte Fashion Week - O Centenário", promovido pela Rede Renasce de shopping centers, passará a acontecer duas vezes por ano, com o melhor do país no setor.
A primeira edição homenageia os cem anos de fundação da capital mineira e reúne apenas a moda do próprio Estado.
A consultora de moda Cristina Franco, 42, disse que os modelos apresentados fazem parte das coleções para inverno de estilistas, mais com o objetivo principal de mostrar um conceito sobre cada um do que apresentar as roupas da estação.
"Além das etiquetas, o desfile apresenta três novos talentos: Ronaldo Fraga, Angélica de Oliveira e Martielo Toledo, da Salve Rainha", afirmou Franco.
O cenário do desfile foi criado pelo diretor teatral Gabriel Villela, 37, a partir de tecidos feitos em teares rudimentares de sua cidade natal, Carmo do Rio Claro, no sul de Minas Gerais.
Os panos foram pintados de vermelho com tinta retirada de pau-brasil. "Minha proposta foi fazer alegorias em cima da bandeira de Minas Gerais e de suas cores, fazendo um caminho contrário ao da sociedade tecnológica", disse Villela.
Impulsionado pelo prêmio de revelação no Phytoervas Fashion, o estilista Ronaldo Fraga e a grife Olium mostraram roupas da coleção "Em Nome do Bispo", inspirada em Artur Bispo do Rosário.
A Art-Man, vencedora da categoria moda masculina do Phytoervas, apresentou aos consumidores mineiros sua coleção inverno, já exibida no Morumbi Fashion Brasil. A coleção da Art-Man não busca inovar a moda masculina, procurando conjugar conforto com elegância. Calças de pregas, paletós ajustados e camisetas caracterizam o desfile.
Angélica de Oliveira, a mais nova revelação da moda criada em Minas Gerais, apresentou os modelos com os quais venceu, no ano passado, o Smirnoff International Fashion Awards, em que competiu com 7.000 estilistas.
Além do desfile, o evento inclui duas exposições, que contemplam a história da moda em Belo Horizonte e os novos talentos que estão surgindo no Estado.
A mostra "Retrospectiva dos Cem Anos de Moda de Belo Horizonte" abrange o comércio de moda e os criadores que passaram pela cidade ou que surgiram nela, como Zuzu Angel e Markito.
A exposição pode ser vista, durante um mês, no BH Shopping, que fica na zona sul da cidade.
O público também vai poder conhecer os trabalhos de Ronaldo Fraga, Angélica de Oliveira, Marcos Tadeu Rodrigues e outros jovens estilistas mineiros, que ficarão expostos no Diamond Mall, no centro da cidade.

Texto Anterior: Mabou Mines lança montagem infantil
Próximo Texto: Londrina abre hoje seu 30º Festival Internacional de Teatro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.