São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elvis Presley inédito chega em coletânea

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

O lançamento de 77 gravações inéditas de Elvis Presley mostrará que ele era um visionário. Quem diz isso é Michael Omansky, vice-presidente de marketing estratégico da RCA Records.
Em agosto próximo, a gravadora pretende colocar no mercado uma coletânea de quatro CDs do cantor, num total de cem músicas, das quais 77 nunca haviam chegado ao conhecimento público.
"Será o renascimento do Elvis", afirmou Omansky. "Boa parte das suas performances, e isso fica evidente em várias das gravações agora descobertas, é muito atual. Mesmo as da década de 50 poderiam ter sido feitas nos anos 90. Não tenho dúvidas de que o público terá uma surpresa."
A coletânea, que marcará o 20º aniversário da morte do cantor, será chamada de "Elvis Presley Platinum: A Life in Music".
"Desde sua morte, será a maior campanha publicitária que faremos em torno do mito", avisou Omansky.
O objetivo da RCA é atingir três tipos de público. O primeiro é o de fãs. O segundo, de curiosos. O terceiro, de estudiosos de música e colecionadores da obra de Elvis.
"Pela primeira vez na vida, poderemos entender a fundo o trabalho de Presley, seu estilo, a forma como gravava, as músicas de que mais gostava... Será uma forma de entrarmos na sua intimidade."
Com uma das principais descobertas, o disco "I'll Never Stand in Your Way", de 1953, a RCA espera desmitificar a versão de que Elvis havia gravado apenas um disco antes de ser descoberto, "My Happiness", em homenagem ao aniversário de sua mãe.
Para chegar ao material inédito, Omansky disse que a RCA passou vários anos pesquisando.
O arquivista Greg Howell e Ernst Jorgensen, um dos principais estudiosos da obra do cantor, disseram ter encontrado cerca de 40 fitas numa escrivaninha trancada na casa do pai do cantor. Como a chave do móvel não foi encontrada, ele teve de ser arrombado.
Segundo os descobridores, a maior parte do material fazia parte da coleção particular de Elvis.
Eles se surpreenderam, no entanto, ao perceber que havia gravações inéditas do cantor, algumas em tom de brincadeira, outras, de ensaios. Em um deles, antes da apresentação de um especial para a televisão, em 1968, Elvis canta quatro músicas no camarim.
Além da coletânea de quatro CDs, a RCA pretende colocar no mercado outras gravações do cantor, incluindo seus maiores sucessos com ligeiras modificações.

Texto Anterior: "Bom-Dia São Paulo" faz 20 anos
Próximo Texto: Festival começa com shows de Paralamas e Arnaldo Antunes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.