São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças vão "virar alemãs"

The Independent
de Londres

DO "THE INDEPENDENT"

O jornal britânico informa em sua edição de hoje que o governo da Alemanha se prepara para naturalizar milhares de filhos de imigrantes. A decisão foi tomada após dez anos de discussão dentro da coalizão governista de centro-direita. Os pais dos novos alemães, contudo, manterão a situação de "visitantes".
A lei atual, lembra o "The Independent", é de 1913 e diz que a nacionalidade alemã é herdada, a despeito do local de nascimento.
Por essa razão, milhões de descendentes de alemães que foram morar em países da Europa Oriental têm a nacionalidade alemã, não importa quais os seus laços com o país e sua cultura.
Ao mesmo tempo, compara o jornal, toda uma geração de "visitantes" e "estrangeiros" nasceu e cresceu em solo alemão, foi educada em suas escolas e não tem o direito automático de residência.
No começo do ano, o governo impôs restrições às viagens de filhos de imigrantes da Turquia e do norte da África.
A solução proposta pelo chanceler Helmut Kohl é dar passaporte alemão às crianças quando elas cheguem à idade escolar. Elas vão poder ter dupla nacionalidade enquanto forem menores de idade, mas depois terão de optar.
A decisão, cuja forma final pode ser divulgada segunda-feira, não implica um amolecimento na política de imigração alemã -as atuais cotas serão mantidas.

Texto Anterior: Força belga torturou
Próximo Texto: Faminta, Coréia do Norte importa conhaque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.