São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário Azcárraga morre aos 66

Grupo do mexicano lidera TVs em espanhol

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O mexicano Emilio Azcárraga Milmo, principal empresário de TV em língua espanhola, morreu na noite de quarta-feira em Miami, EUA. Ele sofria de câncer, tinha 66 anos e se submetera a uma cirurgia cardíaca em 14 de fevereiro.
No mês passado, já muito doente, Emilio Azcárraga passara o comando do grupo Televisa a seu único filho homem, Emilio Azcárraga Jean, 29.
O grupo Televisa, responsável pelo êxito das novelas mexicanas no mundo, detém quatro canais nacionais de TV, 280 emissoras regionais, 16 emissoras de rádio, um sistema de TV a cabo, a mais importante editora em idioma espanhol e empresas de produção fonográfica, cinematográfica e teatral. O patrimônio do empresário é estimado em US$ 2 bilhões.
A direção da Televisa anunciou que o corpo de Azcárraga será cremado nos EUA e depois levado à Cidade do México.
Todos os apresentadores da Televisa vestiram luto, ontem. Os programas matinais foram abertos com longos silêncios.
O presidente Ernesto Zedillo enviou mensagem à família dizendo que o empresário "será sempre lembrado por suas grandes realizações empresariais e por suas qualidades pessoais".
Azcárraga, que tinha o apelido de "O Tigre", era fiel aos governos mexicanos e aos candidatos do PRI -o Partido Revolucionário Institucional, que comanda o país há décadas.
Em 1993, ele ofereceu, segundo a imprensa, US$ 50 milhões à candidatura do partido. Na campanha eleitoral, a oposição quase não recebeu menções positivas em seus telejornais. "Somos soldados do presidente da República, não do PRI", argumentou à época.
Nos últimos anos, entretanto, ao mesmo tempo que o PRI perdia o seu poder absoluto, a Televisa começou a dar melhor cobertura à oposição e noticiar casos de corrupção no governo.
Azcárraga herdou a Televisa de seu pai, já consolidada, em 1972. Ele teve quatro filhos e estava casado pela quinta vez.
Com a sua saída, Guillermo Cañedo White foi nomeado presidente do conselho de administração e vice-presidente executivo. Cañedo White é filho de Guillermo Cañedo, sócio e amigo de Azcárraga morto há poucos meses.

Texto Anterior: Homens e macacos têm novo 'primo'
Próximo Texto: Força belga torturou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.