São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COI teme sofrer ações na Justiça

MICHAEL BAMBERGER; DON YAEGER
DA "SPORTS ILLUSTRATED"

Um resultado positivo não é suficiente para acusar um atleta de doping. Tanto que em Jogos, após um resultado assim, dois comitês separados do COI devem aceitá-lo.
Esses comitês acontecem a portas fechadas e têm sido acusados de colocar interesses particulares de um determinado esporte ou país à frente das leis do doping.
A execração pública de uma estrela do atletismo afugentaria patrocinadores, além de desiludir os espectadores, crentes que a maioria dos atletas estão limpos.
Sem falar no risco da própria estrela resolver acionar legalmente o COI. No meio esportivo, afirma-se que, hoje em dia, para ser um atleta de alto nível, além de um grande técnico, é necessário contar com um químico e um advogado.
No Canadá, em 1989, um juiz que conduzia um inquérito governamental sobre o uso de drogas no esporte acabou concluindo que o COI era omisso sobre a questão.
"O público aceita que, se um é flagrado, os outros não usam drogas", escreveu o magistrado, Charles Dubin. "Mas sabemos agora, como o COI...sabe há vários anos, que isso é falso."
(MB e DY)

Texto Anterior: Teste de sangue causa polêmica
Próximo Texto: 'Gurus' cobram US$ 3.000/mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.