São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Gurus' cobram US$ 3.000/mês

MICHAEL BAMBERGER; DON YAEGER
DA "SPORTS ILLUSTRATED"

Não é difícil encontrar um "guru", como são chamados os treinadores, médicos e químicos que comercializam drogas e seus respectivos regimes.
Em uma semana, com meia dúzia de telefonemas, a "Sports Illustrated" localizou três -dois nos EUA, um em Houston e outro em Denver, e um terceiro em Kingston, Jamaica.
Um deles, químico, recusou receber a visita do repórter. "Você reconheceria muita gente se aparecesse por aqui", afirmou.
As drogas são obtidas com médicos locais, farmácias no México e com traficantes que frequentam ginásios de fisiculturismo.
Além do próprio tráfico, existe também a assessoria, que indica como tomar a droga e não deixar rastros nos exames antidoping -controlando a frequência e a proporção das doses. Um programa desse tipo chega a custar ao atleta US$ 3.000 por mês.
Como viciados comuns e alcoólatras, esportistas também têm a idéia de que se um pouco é bom, mais é melhor. O que acarreta outra função aos "gurus": segurar o ímpeto de seus clientes. 0
(MB e DY)

Texto Anterior: COI teme sofrer ações na Justiça
Próximo Texto: Futebol de praia define o campeão brasileiro; Vôlei feminino faz hoje seu 'jogo das estrelas'; Sydney-2000 passa por inspeção nesta semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.