São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997 |
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Indy usa bandeira amarela 'matemática' FÁBIO SEIXAS e FÁBIO SEIXAS; JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Não são apenas o regulamento e a bandeira amarela que separam Indy e F-1. Os sistemas de pontuação também refletem as diferenças entre as duas categorias. Na Indy, cada prova distribui nada menos que 103 pontos. Na F-1, apenas 26 são concedidos por GP. Matemáticos consultados pela Folha são unânimes em apontar o sistema de pontuação da Indy como mais equilibrado. Eles também concordam que, percentualmente, a vitória vale mais na F-1. Na Indy, a pontuação garante a longevidade da disputa, dificultando que um piloto abra exagerada vantagem sobre os concorrentes, uma espécie de bandeira amarela "matemática". Na F-1, tal recurso não existe. A distribuição de pontos não se preocupa com incentivos à competição. Procura fazer isso premiando quem chega à frente. Uma filosofia clássica, que contrasta com o prático e moderno sistema criado pelos norte-americanos, baseado no marketing. Uma simulação trocando os sistemas da Indy e da F-1 provoca mudanças em algumas posições e deixa mais clara a diferença entre as duas pontuações. A alteração mais evidente aconteceria caso a Indy adotasse o esquema da F-1. O campeão de 96, o norte-americano Jimmy Vasser, cairia para segundo lugar, sendo superado pelo compatriota Michael Andretti (veja quadro ao lado). "O Andretti venceu cinco provas, contra quatro do Vasser", disse o matemático Cláudio Possani, da USP (Universidade de São Paulo). "Ele só não venceu a Indy porque o Vasser terminou um maior número de provas entre 7º e 12º." Quando é usado o sistema da F-1, posições abaixo do sexto lugar são desprezadas, explicando o "título" de Andretti. Segundo Possani, o regulamento da Indy está voltado para a "performance global" do piloto, enquanto a F-1 privilegia a vitória. Edmilson Motta, que chefiará a equipe brasileira na Olimpíada de Matemática, em julho, na Argentina, disse que o final da temporada 96 da F-1 seria mais emocionante com a pontuação da Indy. "A diferença entre Hill e Villeneuve seria de apenas oito pontos, abrindo uma série de possibilidades", afirmou. Texto Anterior: Brasileiros duelam pela velocidade Próximo Texto: NUMERAIS Índice |
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