São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado com o sol no frio

MIRNA FEITOZA

Principal responsável pelo câncer de pele, os raios ultravioleta devem ser evitados o ano inteiro.
Proteger a pele dos raios solares não é um cuidado que se deve ter só nos dias de verão. Num país tropical como o Brasil, essa preocupação independe da estação do ano. Isso se você quiser se prevenir contra o câncer de pele, que é causado principalmente pela radiação ultravioleta do sol.
Segundo o dermatologista Cyro Festa Neto, 47, é preciso ter esse cuidado diariamente: o mais importante é a prevenção, principalmente as pessoas que exercem atividades em exposição ao sol, como trabalhadores da construção civil e do campo. "Se têm pele, olhos e cabelos claros, a proteção deve ser redobrada", destaca.
Como o efeito da radiação sobre a pele se acumula ao longo do tempo, o câncer de pele, em geral, aparece depois dos 40 anos. Por isso, o cuidado deve começar já na infância. "Devido à escola, férias e práticas esportivas, a criança tem mais vida ao ar livre", ressalta o dermatologista José Alexandre Sittart, 53. Ele recomenda que a partir dos seis meses a criança já deve usar protetor solar adequado a sua pele.
O bronzeamento artificial é outro causador do câncer de pele. Festa Neto diz que esse tipo de artifício coloca a pessoa diretamente em contato com os raios ultravioleta. "E não há uma legislação que proíba o funcionamento dessas cabines", alerta.
Para quem gosta de manter a pele bronzeada, Sittart dá uma boa notícia. O bronzeamento natural ajuda a proteger pessoas de pele mais escura, por aumentar a pigmentação da pele -que bloqueia os raios solares. Mas isso se forem respeitados o horário de exposição ao sol (das 10h às 15h) e o uso de filtro solar a cada duas horas. "Além da utilização de boné ou chapéu", ensina.
Campanha
Para acabar com a idéia de que a proteção contra os raios ultravioleta deve ser feita só durante o verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo vai iniciar dia 31 de maio, em pleno outono, uma campanha de prevenção ao câncer de pele. Com duração até novembro, a campanha vai atingir hospitais da rede pública e orientar como evitar o câncer de pele.

Meu médico é...
"Devido ao estresse da profissão, tive um problema de gastrite e procurei o Dr. Kanariek. Ele eliminou todos os traços da doença e me permitiu voltar a ser zen"
Gastão Moreira, VJ da MTV
Daniel Kanariek, proctologista
R. Bela Cintra, 1.679, Jardins, tel. 282-0466 e 3064-4011.

Texto Anterior: O que faz você dizer sim?
Próximo Texto: Câncer de pele
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.