São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas crescem fora do eixo Rio-São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é apenas no interior de São Paulo que as redes de franquia estão crescendo. Em outros Estados também há empresas com potencial para a expansão.
A Felber Musik, escola de teclado e violão, de Curitiba (Paraná), atua no setor desde 1994. No ano passado, resolveu investir na expansão por meio de franquias.
Douglas José Franco da Luz, 39, franqueador, conta que já tem uma unidade-pitoto, cinco franquias e duas sendo instaladas.
A unidade-piloto, as duas em instalação e mais três ficam em Curitiba. As outras estão em Barra Velha (SC) e Maringá (PR).
A taxa de franquia é de R$ 7.500. É necessário investir mais R$ 3.000 em material didático e de R$ 5.000 a R$ 6.000 em instalações.
A rede Aky Discos, com sede em Recife (PE), tem 223 lojas próprias e 14 franquias, espalhadas por todo o Nordeste, além de algumas cidades do Norte, Sudeste e Centro-Oeste.
Investimento modular
Miguel Ettore, 30, assistente de franquia, diz que o investimento em uma unidade é de R$ 1.200 por m2. É possível montar lojas com 50 m2, 60 m2 ou 70 m2.
O faturamento médio de uma unidade é de R$ 50 mil por mês. Ettore não revela quanto é o lucro que fica para o franqueado.
As compras são centralizadas pela franqueadora, que cobra royalties de 5% sobre cada pedido.
"Nossa meta é chegar ao final do ano com cem franquias", diz.
A rede Donna Pizza, de Belo Horizonte (MG), também está fazendo sucesso. Ex-franqueado da rede Mister Pizza, o franqueador Edson Amaral conta que criou a empresa em 1992.
A pizzaria tem uma cozinha central que fornece as pizzas para mais de 300 clientes.
Diante do crescimento, Edson Amaral decidiu aderir ao sistema de franchising.
A empresa tem quatro lojas franqueadas. O investimento para uma unidade é de R$ 75 mil, já incluída a taxa de franquia de R$ 10 mil.
Segundo o empresário, o franqueado fica com 50% do valor das pizzas vendidas.
A margem de lucro varia entre 15% e 20% sobre as vendas. O retorno do investimento é previsto para acontecer em 24 meses.

Texto Anterior: Redes se espalham pelo interior
Próximo Texto: PBKids desenvolve formato para bebê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.