São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
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Saiba como tornar seu carro mais seguro

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Proprietários de modelos básicos ou mais antigos -que deixam a desejar no quesito segurança- podem encontrar no mercado diversos acessórios e serviços que tornam o veículo mais seguro.
Os preços de muitos equipamentos, porém, não são baixos. Além disso, nem todas as concessionárias e lojas especializadas realizam a instalação.
No entanto, com persistência e com dinheiro no bolso, é possível tornar o carro mais seguro.
Um exemplo de acessório de segurança é o retrovisor do lado direito. Até hoje, algumas montadoras nacionais não oferecem o item como básico. O consumidor tem de pagar para ter o "luxo" (leia texto ao lado).
Nas concessionárias, a peça custa, em média, R$ 55, já instalada. Nas lojas, o preço cai para R$ 30.
Limpador e desembaçador do vidro traseiro também são itens importantes de segurança, pois melhoram a visibilidade em dias frios ou chuvosos. Em muitos carros, principalmente nos "populares", os dois itens não são de série.
A instalação do limpador custa de R$ 200 a R$ 750, dependendo do carro. A colocação do desembaçador requer a troca do vidro traseiro, que pode custar entre R$ 100 e R$ 400.
O brake-light (luz elevada de freio), que reduz a incidência de colisões traseiras, custa entre R$ 40 e R$ 70 (modelo simples).
Para quem viaja com frequência, faróis de neblina ajudam a enfrentar a escuridão e o nevoeiro.
O par custa de R$ 200 a R$ 400. O preço cai pela metade em lojas especializadas.
Ativo e passivo
Todos os equipamentos citados fazem parte da segurança ativa, ou seja, ajudam a evitar o acidente.
Cinto de segurança, sistema de freios a disco, apoio para cabeça, vidro laminado, entre outros, são itens pertencentes à segurança passiva: minimizam as consequências do acidente.
Quem tiver um carro com cinto subabdominal -usados na maioria dos modelos produzidos até o início da década de 80- pode instalar um de três pontos. A troca não é cara: entre R$ 30 e R$ 50.
No caso do cinto de segurança retrátil de três pontos -mais eficiente-, o preço sobe para cerca de R$ 100.
A colocação do apoio para cabeça vai exigir a furação dos bancos. Não foi encontrada nenhuma loja que fizesse o serviço. As poucas concessionárias que fazem cobram entre R$ 250 e R$ 400.
O pára-brisa laminado reduz o risco de ferimentos em colisões dianteiras. O vidro laminado quebra, mas não estilhaça. A troca do pára-brisa comum pela laminado custa cerca de R$ 100.
A instalação de freios a disco nas rodas traseiras vai requerer mais dinheiro do motorista. O preço cobrado por lojas especializadas fica entre R$ 1.000 e R$ 1.800.
Nesse caso, é preciso tomar cuidado, pois com a instalação do sistema o carro perde a garantia dada pela montadora.
A maioria desses equipamentos requer uma instalação cuidadosa. Normalmente, as concessionárias estão mais habilitadas, mas cobram mais.
(HS)

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