São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho analisa pré-escola

DA REPORTAGEM LOCAL

A descentralização foi um passo importante para a democratização do acesso ao ensino pré-escolar de qualidade no Estado de São Paulo.
Essa é uma das conclusões da dissertação de mestrado "Cem Anos de Pré-Escola Pública Paulista: a História de sua Expansão e Descentralização (1896-1996)" da professora Marci do Valle Brondi Andrade, 41, apresentada à Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
A professora, que trabalhou durante 14 anos em pré-escolas e atualmente é delegada de ensino em Santa Cruz do Rio Pardo (interior de São Paulo), procurou resgatar a história da educação pré-escolar em São Paulo desde sua fundação até o centenário.
"A significativa participação dos municípios no atendimento ao pré-escolar e o processo de municipalização são incluídos por representar passo fundamental para a democratização da pré-escola no Estado de São Paulo", afirma ela na introdução da dissertação.
A pré-escola nasce no Estado de São Paulo como uma instituição revolucionária, uma nova concepção de ambiente escolar.
"É adotada a co-educação dos sexos, um currículo e práticas cotidianas que reservam um espaço para o lúdico, com a introdução de jogos e brincadeiras."
Em 1935, nasce a rede de ensino do município de São Paulo, com a criação dos parques infantis em bairros operários para atender os filhos de mães trabalhadoras.
Segundo a professora, com a criação desses parques, um importante passo foi dado para a democratização da educação infantil.
Hoje, a pré-escola ainda não alcança a todos, conclui, mas as iniciativas descentralizadoras foram fundamentais para a democratização do ensino pré-escolar.

Texto Anterior: Política científica e Estado
Próximo Texto: Consumidor de lazer não reclama direitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.