São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
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Preços caem apesar do Dia das Mães

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os preços de produtos eletroeletrônicos continuam caindo apesar da proximidade do Dias das Mães. O fato é considerado inédito por lojistas ouvidos pela Folha.
Tradicionalmente, a indústria e o comércio costumavam aproveitar esta época, marcada pelo aumento da demanda, para recompor margens de lucro.
Neste ano, os altos estoques estão provocando uma guerra de preços em duas frentes: nas indústrias e nas lojas. O valor de alguns produtos despencou.
Alguns descontos
Um forno microondas com capacidade para 31 litros, que custava, em média, R$ 339 à vista, em dezembro do ano passado, é comercializado hoje por R$ 239. Houve uma redução, portanto, de 27,3% no período.
Um televisor em cores de 20 polegadas com controle remoto, que custava, em média, R$ 429 à vista no final do ano passado, já é encontrado por R$ 379. Nesse caso, o preço caiu 11,6%.
"O fato é que as vendas não deslancharam neste ano. A superoferta de produtos está provocando a queda de preços", diz Michael Klein, diretor da Casas Bahia.
Ele conta que vendia, por exemplo, um televisor Philco de 20 polegadas, com controle remoto, por R$ 458 à vista, em janeiro.
Agora, esse mesmo produto custa R$ 418 na sua rede de lojas. Houve uma queda de 8,7%.
No passado, diz, a produção da indústria quase sempre não acompanhava o aumento de demanda do comércio no período.
Com os investimentos feitos nas fábricas nos últimos anos, diz, a oferta chega, em alguns casos, a ser até maior do que a procura.
Luvirto Bernasconi, diretor da Lojas Bernasconi, que está há 30 anos no comércio, diz que sempre presenciou nesta época a suspensão das promoções e descontos.
"Neste ano vemos o inverso. O consumidor está sendo superfavorecido pela concorrência acirrada dos fabricantes e das lojas."
Queda até nominal
A Federação do Comércio do Estado de São Paulo fez uma pesquisa de preços com dez produtos eletroeletrônicos e constatou que quatro deles estão mais baratos do que há um ano.
Pelo levantamento feito na segunda semana de abril, o preço do ferro elétrico de passar roupa, por exemplo, caiu 22% na comparação com igual período do ano passado.
No caso do aspirador de pó, a queda de preço verificada foi de 4%. Máquina de lavar roupa e liquidificador apresentaram redução de preço de 1% no período.
"E os produtos que registraram aumentos de preços -de 2% a 9%- não acompanharam sequer a inflação", diz Mônica Hage, economista da federação.
Para ela, além de a disputa entre os lojistas estar superacirrada, o que está propiciando a redução de preços são as parcerias entre lojistas e fabricantes.
"As negociações com os fornecedores nunca estiveram tão fáceis", diz Bernasconi.
Ele diz que, por conta dessa facilidade, o estoque para o Dia das Mães está 30% maior do que o do ano passado. A expectativa da rede é faturar em maio 20% mais do que em igual período de 96.
Estabilidade em abril
O Magazine Luiza prevê para o Dia das Mães venda de 8% a 10% maior do que a de 1996, segundo Eldo Moreno, diretor.
Consulta feita pela federação paulista junto a lojistas mostra que as vendas neste mês estão estabilizadas. Para a economista Mônica, esse é até um bom sinal para o comércio porque em março o consumo mostrou-se em queda.

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