São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Casamento' reúne jovens

NELSON DE SÁ
DO ENVIADO ESPECIAL

"O Casamento" foi dos espetáculos de maior repercusão do recente festival de Curitiba.
Está presente na montagem o humor rasgado e bem conhecido do diretor Antônio Abujamra, mas o que impressionou mais talvez tenha sido o inesperado apuro formal, o depuramento da interpretação.
O encenador reuniu um elenco jovem, nada menos do que 25 atores, e desenhou um a um nos personagens mais típicos de Nelson Rodrigues. É a adaptação de um romance, de mesmo título, mas não difere em nada do que se conhece do dramaturgo.
Foi proibido, com argumentos cômicos como o de que trazia "a desmoralização do casamento" e "a subversão de nosso sistema de vida cristão e democrático", em pleno regime militar.
Material mais do que adequado nas mãos do abusado Abujamra, com o seu acúmulo de frases, das "one-liners" do dramaturgo, também os incestos, a libido à solta, as jovens colegiais.
"Todos somos leprosos", anuncia um personagem à platéia, a avisar que a caricatura do palco não está distante de ninguém.
Na trama, o "homem de bem" Sabino Uchôa Magalhães prepara, contra a vontade, o casamento de um jovem "pederasta" com Glorinha, sua filha, com quem tem uma ligação incestuosa.
Nelson Rodrigues se dizia um moralista, o que possivelmente se perdeu, em parte, na montagem "dionisíaca". Mas o que se ganhou também não foi pouco.
(NS)

Texto Anterior: 'Carteiro' chega ao palco
Próximo Texto: Filha de Prestes aponta erros em filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.