São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator faz novas acusações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relator da CPI dos Precatórios, senador Roberto Requião (PMDB-PR), fez ontem novas acusações contra o Bradesco por suposto envolvimento na negociação de títulos públicos de Estados e municípios.
Requião disse ter obtido documentos que comprovam que operações de compra de títulos de Pernambuco foram acertadas até 21 dias antes dos papéis chegaram ao mercado.
Os documentos aos quais o senador se refere são cartas da empresa de assessoria Tarimba para a corretora Paper, no dia 10 de julho de 1996, propondo negócios com títulos que seriam registrados na Cetip (central privada de registro de títulos) nos dias 23 e 31 de julho.
No valor de R$ 285 milhões, os títulos comprados pela Paper foram todos repassados ao Bradesco, disse Requião, baseado em documentos obtidos junto ao Banco Central.
"O depoimento do dono da Paper (Augusto César Falcão de Queiroz), que disse ser 'broker' (operador) do banco, e os documentos comprovam que houve acerto prévio nas operações em que o Bradesco foi o comprador final", disse.
Requião afirmou que as cartas da Tarimba para a Paper, propondo os negócios com títulos da Prefeitura de São Paulo e do Estado de Pernambuco, serão anexadas ao seu relatório, em que pretende demonstrar a participação do Bradesco na "cadeia da felicidade".
O relator criticou a direção do Bradesco por reclamar de sua atuação na CPI e não promover uma investigação interna para apurar se há funcionários do banco envolvidos com o esquema de negociação de títulos públicos.
"Se o Bradesco quiser ser tão sério quanto eu, que instale um inquérito interno para apurar responsabilidades", disse Requião. "Se o Bradesco não tomar uma atitude interna toda a diretoria se compromete."
"Não tenho a intenção de prejudicar ninguém, mas sou relator de uma CPI que tem de dar uma satisfação ao país sobre o roubo que se deu na negociação de títulos públicos."

Texto Anterior: Ex-funcionário do banco será interrogado
Próximo Texto: Pitta nega contato com assessoria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.