São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997 |
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Entenda os conceitos adotados pelo MEC
DA REPORTAGEM LOCAL O MEC (Ministério da Educação e do Desporto) decidiu adotar um método comparativo para atribuir conceitos às faculdades. Isso explica por que, apesar da média baixa em todas as carreiras, há boa proporção de conceitos A e B nas listas.O conceito não tem relação direta com o acerto na prova. Ele espelha mais a posição da faculdade em relação às demais de sua carreira. O percentual de escolas com cada conceito foi fixado pelo MEC. O ministério definiu que o grupo de 12% de escolas com melhor desempenho ficaria com A. O grupo com os 18% seguintes de escolas mais bem colocadas ficou com B e assim por diante, conforme intervalos arbitrados pelo ministério. Assim, todas as carreiras têm percentual de escolas com A semelhante -só varia em função das escolas que ficaram sem conceito. Para chegar à média de cada instituição, o MEC usou critério tradicional, somando a nota de todas as provas e dividindo pelo número de alunos presentes. Veja abaixo quais os intervalos fixados: A - acima de 88% (12% de escolas mais bem colocadas) B - acima de 70% a 88% C - acima de 30% a 70% D - acima de 12% a 30% E - até 12% (12% de escolas pior colocadas) PARTICIPAÇÃO - Todas as faculdades que tivessem alunos se formando nas áreas de administração, direito e engenharia civil -escolhidas para a primeira edição por serem as campeãs em número de matrículas- estavam obrigadas a se inscrever. As instituições que iniciaram os cursos nos últimos anos e que não têm formandos ficaram de fora. ZERO - Para não estimular boicotes à prova, como o promovido em 96 pela UNE (União Nacional dos Estudantes), o MEC também levou em conta, na média de cada faculdade, as provas entregues em branco. Nesse caso, o aluno levou zero, que foi somado à nota dos colegas e dividido pelo número total para obter a média da escola. SEM CONCEITO (SC) - Cursos com apenas um aluno respondendo à prova não puderam ter sua nota divulgada, para impedir a identificação pessoal do resultado. Em casos em que houve percalços como atraso ou sumiço das provas ou quando os alunos presentes não tiveram condições de responder às questões, o conceito resultante da correção também foi ignorado e as tabelas mostram as iniciais SC. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO - O MEC tem a nota cravada de cada curso, mas decidiu não divulgá-la. Apenas a direção da escola receberá sua nota precisa. TITULAÇÃO E REGIME DE TRABALHO - O ministério solicitou às escolas informações sobre a titulação de professores -quantos são doutores, por exemplo- e sobre a dedicação deles ao curso -se é integral, se é de quatro horas por semana etc. Esses dados também foram sistematizados por critérios do MEC e não influenciaram a nota do provão. PÓS-GRADUAÇÃO - Os conceitos para a pós divulgados agora reproduzem os da Capes e não foram considerados na nota do provão. Texto Anterior: Entenda os conceitos adotados pelo MEC Próximo Texto: Públicas vão melhor que privadas e federais superam as estaduais Índice |
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