São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interrupção pode se repetir, diz Cesp

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A interrupção do fornecimento de energia anteontem afetou cerca de 3,5 milhões de pessoas em São Paulo, segundo o assistente da direção da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Reinaldo José Rodrigues de Campos.
Em todo o Estado, foi interrompida a transmissão de 2.600 MW, em intervalos de cerca de 15 minutos, durante cerca de uma hora.
Para o diretor de geração e transmissão da Eletropaulo, Sidney Simonaggio, novas interrupções de fornecimento de energia em grande escala, como a de anteontem, podem voltar a acontecer.
"As interrupções podem acontecer novamente, como acontecem nas melhores cidades do resto do mundo", disse Sidney Simonaggio.
O presidente da Cesp, Andrea Matarazzo, afirmou que o desligamento automático do sistema de fornecimento de energia "evitou que o problema se amplificasse".
Equilíbrio
Segundo Matarazzo, o acionamento automático do sistema de bloqueio de energia proporcionou o retorno do equilíbrio entre a demanda e o consumo de energia.
"No entanto, essas interrupções são eventuais e acidentais", disse o assessor da diretoria da Cesp.
Os 5.700 MW de energia que deixaram de ser distribuídos anteontem em 11 Estados representam 34,8% do total de energia consumida nos horário de consumo máximo no Estado de São Paulo (16.378 MW).
Eletropaulo
Para as regiões abastecidas pela Eletropaulo (capital, Vale do Paraíba e Baixada Santista) houve a interrupção do fornecimento de 1.900 MW -18,8% do total consumido (10.100 KW) nos horários de pico nesses locais.
Simonaggio, da Eletropaulo, e Matarazzo, da Cesp, refutam a possibilidade de os problemas de fornecimento de energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estarem ocorrendo por falta de investimentos do governo no setor ou por possível manutenção de equipamentos obsoletos.

Texto Anterior: Novo megablecaute atinge 9 milhões
Próximo Texto: Como ocorreu a interrupção de energia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.