São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo megablecaute atinge 9 milhões

DA REDAÇÃO

O Brasil viveu novamente um megablecaute, no final da tarde de ontem, e corre o risco de enfrentar racionamento de energia elétrica. Os dez Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram sem luz a partir das 18h15. Alguma regiões foram afetadas por até duas horas.
Engenheiros da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e da Eletropaulo (Eletricidade de São Paulo S/A) estimam em cerca de 9 milhões as pessoas afetadas ontem no país.
Os técnicos reviram seus cálculos e informaram que a população total atingida anteontem foi menor do que a divulgada: aproximadamente 8 milhões, e não 20 milhões.
O motivo da falta de energia foi o mesmo de quinta-feira: a queda de tensão na Usina de Furnas (em Ibiúna, interior paulista) causou o desligamento de duas linhas de transmissão.
Apesar de ter localizado o foco do problema, os técnicos ainda desconhecem a razão da redução da tensão.
O blecaute deixou sem luz diversos bairros do Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
No interior, ficaram às escuras os municípios de Sorocaba, Campinas, Marília e Bauru, entre outros. Na capital, a zona norte foi a mais afetada. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 145 km de congestionamentos, às 19h.
A Eletrobrás informou à noite não saber o motivo do corte de energia ocorrido ontem em São Paulo.ocorrido anteontem.

LEIA MAIS sobre a falta de energia no país na página 3-3

Texto Anterior: Causas ainda não foram identificadas
Próximo Texto: Fornecimento normal depende de chuvas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.