São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados têm queda de 0,22% em SP

DA REDAÇÃO

Os preços voltaram a cair nos supermercados pela terceira semana consecutiva.
A redução foi de 0,22% nesta semana. Nos hipermercados, onde os preços estavam em alta nas últimas semanas, também houve queda (-0,09%).
Os dados são do Datafolha, que pesquisa semanalmente preços em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo.
A pesquisa abrange os setores de alimentos, produtos de higiene e de limpeza.
Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, diz que, passados os efeitos sazonais de alguns produtos, a tendência agora será de queda nos preços praticados pelos supermercados.
O acompanhamento da Fipe também vem registrando pressão menor nos preços dos supermercados.
Os alimentos industrializados, que acumulavam aumento de 1,68% há um mês, na terceira quadrissemana registraram reajuste de apenas 0,46%.
A maior queda de pressão, no entanto, vem dos produtos "in natura", que na terceira quadrissemana de março registravam aumento de 8%, contra 1,36% na pesquisa mais recente da Fipe.
Heron do Carmo prevê, inclusive, a continuidade de queda nos preços de bebidas, que tinham subido no verão. Nos últimos 30 dias até 22 de abril, os preços do setor acumulavam queda de 3%.
A pesquisa do Datafolha mostrou que, à exceção dos produtos de limpeza, todos os demais pesquisados estão com taxas menores de aumento ou em queda. Uma das quedas foi a do arroz. O avanço da colheita e as promoções do produto nas redes de supermercados estão provocando queda do preço para os consumidores.
Em outra pesquisa do Datafolha, que inclui apenas alimentos básicos, foi registrada queda de 0,74%.
O custo da cesta básica pesquisada pelo Dieese, em convênio com o Procon, esteve ontem em R$ 114,40. Esse valor mostra alta de 1% sobre o de há uma semana, mas é 0,9% inferior ao recorde de R$ 115,43 do início do mês.

Texto Anterior: Bird tenta deter fuga de capital em paises em desenvolvimento
Próximo Texto: Grupo Garantia compra supermercados Sé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.