São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bird tenta deter fuga de capital em paises em desenvolvimento

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Banco Mundial (Bird) está se preparando para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar eventuais diminuições repentinas no fluxo de investimentos externos provocadas por instabilidade nas Bolsas de Valores dos países industrializados, segundo seu presidente, James Wolfensohn, disse ontem em entrevista coletiva.
Para isso, afirmou Wolfensohn, é preciso que os países em desenvolvimento fortaleçam seus próprios sistemas financeiro e bancário.
Há receio de que um possível aumento das taxas de juros nos EUA e outros países industrializados possa provocar brusca interrupção no fluxo de capital para os países em desenvolvimento.
Há sete anos, o valor das remessas de capital privado para os países em desenvolvimento correspondia a 50% do originado das instituições oficiais com o mesmo destino. Em 1996, ele foi quase cinco vezes maior do que o oficial.
Reunião
Começa hoje, com uma reunião de vice-ministros do Grupo dos 24 (países em desenvolvimento), a reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial. Amanhã, os ministros do Grupo dos 24 se encontram.
O ministro Pedro Malan (Fazenda) chega hoje a Washington para participar dos encontros. Amanhã ele se reúne com o diretor-gerente do FMI, Michel Camdessus.
(CELS)

Texto Anterior: Parcela da dívida reduz reservas do país
Próximo Texto: Supermercados têm queda de 0,22% em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.