São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia abre inquérito para apurar danos em dois navios

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

A Polícia Federal de Santos (SP) instaurou anteontem inquérito para investigar possíveis danos provocados por estivadores nos navios Marcos Dias e Vancouver, atracados no terminal privativo da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), no porto de Santos.
A PF, com o apoio da Marinha e da Polícia Militar, retirou, no último dia 15, 22 trabalhadores avulsos que ocuparam por 13 dias as duas embarcações.
O diretor da PF em Santos (72 km a sudeste de São Paulo), Ariovaldo Peixoto dos Anjos, disse que deverá ouvir os comandantes dos dois navios ocupados.
"Se eles disserem que houve algum dano aos navios, vamos fazer um perícia no local e apurarmos os responsáveis", afirmou. A PF deverá concluir o inquérito em 30 dias.
Rodada de negociações
Na próxima segunda-feira, representantes da Cosipa e dos estivadores avulsos do porto de Santos voltam a se reunir para mais uma rodada de negociação. Estão previstas três reuniões (dias 28, 29 e 30 de maio).
A Cosipa quer operar seu porto privativo, em Cubatão (62 km a sudeste de São Paulo), com mão-de-obra própria e não indicada pelo sindicato, como querem os estivadores avulsos.
Até o final das negociações, a operação dos navios na empresa será feita de forma alternada entre trabalhadores da Cosipa e estivadores. Caso não haja acordo, os estivadores ameaçam entrar em greve novamente.

Texto Anterior: FHC diz que dobrará o mínimo até 1998
Próximo Texto: Tese expõe a gênese conservadora do sindicalismo de confrontação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.