São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitterrand mandou grampear

Le Monde
de Paris

DO "LE MONDE"

Foi o presidente François Mitterrand quem ordenou que o telefone de um repórter do jornal fosse grampeado, disse um ex-assessor dele. Giles Ménage, ex-chefe de gabinete, afirmou que o telefone de Eddy Plenel foi grampeado por motivos de segurança nacional. Plenel publicou em 85 material considerado perigoso sobre ação da espionagem soviética na França.
Segundo Ménage, Plenel revelou documentos soviéticos desconhecidos para a França e que estavam classificados pelo governo soviético como secretos.
"O presidente considerou que essas revelações constituíam um ataque sério aos interesses diplomáticos da França", disse.
O ex-assessor de Mitterrand está sendo investigado sob acusação de ter autorizado a unidade antiterrorista do governo francês a grampear centenas de telefones entre 82 e 86.
A lei francesa permite grampo de telefone por motivo de segurança nacional, para salvaguardar interesses econômicos ou científicos e combater o terror.

Texto Anterior: Peru devolve casa do embaixador ao Japão
Próximo Texto: Rússia e China acertam redução de tropas; Iraque volta a furar embargo aéreo; Papa visita a República Tcheca pela 3º vez; Começam testemunhos do caso Oklahoma; Socialista francês se recusa a ir a debate; Bomba danifica Prefeitura de Milão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.