São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro tenta reintegrar pacientes à sociedade

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Centro de Reabilitação-Hospital Dia (CRHD) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP foi inaugurado há um ano para tentar reinserir na sociedade pacientes com doenças mentais. Cerca de 200 pacientes já passaram pelo CRHD. Hoje, 30 deles frequentam o hospital-dia e 20 estão em oficinas.
Segundo Francisco Greco, coordenador do CRHD, uma equipe interprofissional atende os pacientes. Psiquiatras, terapeutas ocupacionais e outros especialistas dão suporte ao paciente, que passa o dia no hospital e vai para casa dormir.
Atividades externas e discussão de filmes fazem parte das atividades para recolocar essas pessoas em contato com o seu meio social. O CRHD já conseguiu posicionar vários pacientes em trabalhos nas dependências do hospital.
Segundo Greco, o próximo passo é tentar convênios com empresas próximas ao hospital para que recebam pacientes para estágios remunerados. O CRHD continuaria supervisionando os doentes na fase de experiência. Hoje, o centro só atende os encaminhados pelos ambulatórios e enfermarias do Instituto de Psiquiatria. Não há vagas no momento.
(JB)

Texto Anterior: Novos remédios ajudam esquizofrênico
Próximo Texto: Causas ainda são um mistério
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.