São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
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Veja como tirar habilitação para moto

DA REPORTAGEM LOCAL

O procedimento para tirar carta de habilitação para motocicletas é praticamente o mesmo destinado a conduzir carros.
O futuro motociclista deve ter mais de 18 anos e dispor de pelo menos R$ 150, para despesas com taxas, aulas e matrícula em uma moto-escola.
A carta de habilitação para motociclistas é dividida em duas categorias: A1, para conduzir motos de até 180 centímetros cúbicos (cc), e A2, para as com mais de 180 cc.
"A maioria dos interessados prefere a carta A2, para dirigir qualquer tipo de moto. Além disso, o preço cobrado é o mesmo para as duas categorias", diz Marcos Roberto Gomes, 45, instrutor da Auto Moto Escola Educativa.
Exames e testes
O aluno deve passar por exames médico e psicotécnico, em locais indicados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Em seguida, há o teste teórico, igual para motoristas de automóveis, com 20 testes: 8 sobre legislação e 12, sobre o significado das placas de trânsito.
"Para ser aprovado, o aluno precisa acertar 70% das questões de legislação e de sinalização", explica Roberto Beneton, da Moto Escola Auri Verde.
Para quem já possui habilitação para veículos, a coisa fica mais fácil: não é preciso passar novamente pelo teste teórico. Psicotécnico e médico, porém, precisam ser refeitos.
Novo documento
Nesse caso, o motorista terá de substituir a carta antiga por outra, que conterá as categorias para dirigir carros e motos (exemplo: C, para carros, e A2, para motos).
O motorista deverá ainda pagar uma taxa de mudança de categoria (ver quadro acima).
Depois de aprovado nos exames físico, psicotécnico e teórico, o aluno já poderá marcar a data do exame prático. O ideal, porém, é passar por, no mínimo, duas aulas. Entre outras coisas, aprende-se noções sobre direção defensiva: guardar distância dos veículos à frente, como trafegar na chuva e no trânsito pesado etc.
O teste final é realizado em um pequeno circuito (em local designado pelo Detran) que simula as condições enfrentadas do trânsito -com retas, curvas e até um trecho em "8". A motocicleta utilizada para efetuar o exame prático, em geral, é de 200 cc.
Pé direito
São consideradas faltas graves pôr os dois pés no chão durante o teste e não colocar o capacete devidamente preso à cabeça.
O motociclista deve ainda andar sobre uma estreita faixa reta no chão, para avaliar o equilíbrio.
Um cuidado básico deve ser verificado na hora de parar a moto. Apenas o pé esquerdo pode tocar o chão; o direito deve ficar no freio e a primeira marcha, engatada.
Depois de habilitado, o motociclista pode dirigir em qualquer via, inclusive estradas (sem limite de cilindradas). "O motociclista deve sempre ter bom senso. Uma moto de baixa cilindrada pode até trafegar em uma estrada, embora não seja aconselhável (devido à baixa velocidade)", diz Sandra Cristina Tartari Fernandes, da Divisão de Habilitação do Detran.

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