São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
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Coupé 406 alia design e desempenho

Carro chega no 2º semestre

JOSÉ CARLOS CHAVES
ENVIADO ESPECIAL À JORDÂNIA

Alto desempenho, design atraente e ótima estabilidade são as características do mais novo carro que a francesa Peugeot vai trazer para o Brasil a partir do segundo semestre deste ano: o Coupé 406. Primeiro cupê (carro de duas portas com carroceria de dois volumes) da marca depois de 18 anos, o modelo foi uma das atrações do último Salão de Paris, realizado em outubro passado.
A razão de tanto sucesso na época foi o desenho elegante, harmonioso e de linhas sinuosas do estúdio Pininfarina, o mesmo que já foi responsável pelo visual de vários modelos da Ferrari.
Para o Brasil, será importado o modelo com motor de seis cilindros em V, de 3.000 centímetros cúbicos (cc) e 194 cavalos (cv).
Seus principais concorrentes na Europa serão o Opel Calibra (que já foi vendido no país pela GM) e o Volvo C70, que chegará ao mercado nacional em outubro, a US$ 125 mil. O preço do Coupé 406 no Brasil ainda não está definido.
Na Europa, será vendida ainda a versão com motor 2.0, de 135 cv.
A Folha avaliou a versão V6 em estradas do deserto da Jordânia, no Oriente Médio, onde foi possível comprovar que a alta velocidade é o hábitat natural do Coupé.
Segundo a Peugeot, o 406 atinge 235 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 s. Numa rápida cronometragem, atingiu os 100 km/h em um tempo próximo à marca oficial e, para ir de 40 km/h a 100 km/h, levou cerca de 16,5 s, em quinta marcha, um ótimo número.
No test-drive, o velocímetro atingiu 240 km/h (um detalhe: a margem de erro desse instrumento varia de 5% a 10%, em média).
Dirigir o Coupé em alta velocidade é uma experiência prazerosa. O carro mantém-se sempre controlado, sem trepidações ou leves desvios de trajetória.
A suspensão mostrou-se muito estável e neutra (em curvas não derrapa de traseira nem de dianteira). O câmbio, apesar de ter o curso um pouco longo, permite trocas de marchas rápidas e precisas.
O interior oferece um espaço razoável na frente, mas os dois passageiros de trás viajam com a cabeça muito próxima ao teto.
O acabamento do painel, principalmente do console central, fica devendo em requinte e os controles do vidro elétrico, na porta, estão longe do alcance das mãos.
Na estrada, com uma velocidade média de 140 km/h, consumiu entre 6 km/l e 7 km/h.
Linha 306
Também no segundo semestre chega a linha 97 da família 306, que sofreu uma pequena mudança estética. A frente traz agora uma grade reestilizada, com o logotipo do leãozinho -emblema da marca- maior. A novidade será a versão perua, a 306 Break, recém-lançada na França, que será vendida aqui com motor 1.8 de 103 cv.

O jornalista José Carlos Chaves, Editor de Veículos, viajou a convite da Peugeot

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