São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997 |
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Projeto visa recuperar alunos repetentes
ROGÉRIO SIMÕES
Chamada de Projeto Vencer, a iniciativa consiste na reunião de um grupo de alunos com grande número de reprovações (a partir de três) em uma única sala de aula -uma "classe acelerada". Em um ano, eles cumprem o conteúdo de duas séries do 1º grau. "É um projeto baseado na auto-estima do aluno", diz a diretora da escola, Maria Glenda Lopes Carvalho, 54. O programa inclui muita música, além de outras atividades extraclasse, como natação e até mesmo ioga. Em 96, foram montadas quatro turmas, com 25 alunos cada, alguns de outras escolas -número reduzido em comparação às classes regulares, geralmente de 35 estudantes. A estrutura foi mantida para este ano. Duas turmas eram de nível 1, que reunia 1ª e 2ª séries, e duas de nível 2 -3ª e 4ª séries. "Tínhamos alunos com até seis anos de repetência", diz Solange Maria Gastaldi Dias, 35, professora, em 96, de uma turma de nível 2. No início, o desafio assustou os professores. "Ninguém queria ficar com a turma", diz Solange Dias. "Foi muito desgastante, mas compensou." Segundo ela, os estudantes não acreditavam em seu potencial. "Eles não confiavam em si mesmos." O trabalho de convencimento exigiu, em alguns casos, ir até a casa de alunos relutantes em iniciar o curso. Em reuniões semanais, a diretora e as professoras avaliavam o desempenho dos alunos, que foi considerado muito bom pelos envolvidos com o projeto. Segundo Maria Glenda, eles conseguiram atingir o nível de aprendizado de um aluno regular que vai para a 5ª série. "Em certos aspectos, até suplantaram." Hoje a diretora da escola Gabriela Leite participa da coordenação do programa de classes aceleradas do MEC, organizado também para outros Estados. A grande diferença do programa do governo federal está na confecção de material didático específico para o aprendizado de alunos com grande defasagem escolar. (RS) Texto Anterior: Minas reduz repetência e evasão escolar Próximo Texto: Secretário possui escola privada Índice |
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