São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997
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Projeto visa recuperar alunos repetentes

ROGÉRIO SIMÕES
DO ENVIADO A MINAS GERAIS

Um dos programas de maior sucesso na rede estadual mineira foi iniciado no ano passado, na escola Gabriela Leite, localizada no município de Contagem, na Grande Belo Horizonte.
Chamada de Projeto Vencer, a iniciativa consiste na reunião de um grupo de alunos com grande número de reprovações (a partir de três) em uma única sala de aula -uma "classe acelerada". Em um ano, eles cumprem o conteúdo de duas séries do 1º grau.
"É um projeto baseado na auto-estima do aluno", diz a diretora da escola, Maria Glenda Lopes Carvalho, 54. O programa inclui muita música, além de outras atividades extraclasse, como natação e até mesmo ioga.
Em 96, foram montadas quatro turmas, com 25 alunos cada, alguns de outras escolas -número reduzido em comparação às classes regulares, geralmente de 35 estudantes. A estrutura foi mantida para este ano.
Duas turmas eram de nível 1, que reunia 1ª e 2ª séries, e duas de nível 2 -3ª e 4ª séries. "Tínhamos alunos com até seis anos de repetência", diz Solange Maria Gastaldi Dias, 35, professora, em 96, de uma turma de nível 2.
No início, o desafio assustou os professores. "Ninguém queria ficar com a turma", diz Solange Dias. "Foi muito desgastante, mas compensou."
Segundo ela, os estudantes não acreditavam em seu potencial. "Eles não confiavam em si mesmos." O trabalho de convencimento exigiu, em alguns casos, ir até a casa de alunos relutantes em iniciar o curso.
Em reuniões semanais, a diretora e as professoras avaliavam o desempenho dos alunos, que foi considerado muito bom pelos envolvidos com o projeto.
Segundo Maria Glenda, eles conseguiram atingir o nível de aprendizado de um aluno regular que vai para a 5ª série. "Em certos aspectos, até suplantaram."
Hoje a diretora da escola Gabriela Leite participa da coordenação do programa de classes aceleradas do MEC, organizado também para outros Estados.
A grande diferença do programa do governo federal está na confecção de material didático específico para o aprendizado de alunos com grande defasagem escolar. (RS)

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