São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário possui escola privada

ROGÉRIO SIMÕES
DO ENVIADO A MINAS GERAIS

Responsável por uma grande reforma no ensino de Minas Gerais, o vice-governador do Estado e secretário da Educação, Walfrido dos Mares Guia, iniciou seu trabalho na área na iniciativa privada.
A rede Pitágoras, com 19 unidades e mais de 30 mil alunos distribuídos por vários pontos do país, foi fundada há 31 anos por Mares Guia, que permanece um de seus proprietários, apenas afastado de funções executivas.
O vice-governador acredita que a melhora do ensino público não restringe o mercado da iniciativa privada no setor. "A rede privada tem um papel supletivo", diz.
Ele afirma que não deve haver uma oposição entre o ensino público e o privado e critica as políticas educacionais das décadas de 70 e 80, que, segundo ele, priorizaram apenas a expansão da rede pública em detrimento da qualidade.
"Nos anos 70 e 80, a preocupação era com prédio e merenda."
Para ele, a escola particular tem que se modernizar para manter sua participação no mercado, e a melhoria da rede pública levaria a essa modernização.
"O dirigente de uma escola particular tem de oferecer o melhor para sua clientela, senão perde o cliente", afirma. "Aquela que não trabalhar com excelência vai fechar."
Walfrido Mares Guia defende que a rede pública se preocupe em garantir um ensino de qualidade, mas sabendo que o setor privado sempre oferecerá um ensino diferenciado para a elite que quiser pagar por isso.
"Nós não temos que estar preocupados com a elite; ela sabe se cuidar muito bem."
Universidade
Em 1989, a Constituição de Minas Gerais criou a primeira universidade estadual mineira, a UEMG. Até então, o ensino superior público no Estado era mantido apenas pelo governo federal.
A Constituição estadual determinou um prazo de 90 dias para sua criação. "Ela deveria ter sido criada, mas não dessa forma", diz o vice-governador.
A universidade foi formada com a reunião de dez fundações, que desde então compõem o núcleo da instituição.
(RS)

Texto Anterior: Projeto visa recuperar alunos repetentes
Próximo Texto: Rede passa por crescimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.