São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tabaco matou 3 milhões em 96

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As mortes relacionadas ao consumo de tabaco chegaram a 3 milhões em 96 -equivalente a 6% do total de óbitos em decorrência de câncer. Ou seja: 1 em cada 7 casos da doença é causado pelo fumo.
Além dos casos de pulmão, o fumo é responsável por boa parte dos casos de câncer de boca e esôfago. No mundo inteiro, cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão em homens e 46% dos casos em mulheres estão relacionados ao consumo de tabaco.
O câncer de pulmão é o que mais mata entre todos os tipos de câncer. A incidência entre os homens está caindo, sobretudo nos países em que houve redução no hábito de fumar -como Finlândia, Reino Unido e Estados Unidos.
Já entre as mulheres a incidência de câncer de pulmão não pára de crescer. Não há cura para esse tipo de câncer e só 7% a 12% dos pacientes continuam vivos cinco anos após o diagnóstico.
O fumo também é responsável por 45% dos casos de câncer de esôfago em homens e 11% em mulheres.
Trabalho
Os acidentes de trabalho mataram 220 mil pessoas em 96 e feriram 120 milhões.
A OMS faz um alerta às empresas de países como o Brasil: só 5% a 10% dos trabalhadores dos países em desenvolvimento têm acesso a serviços de saúde do trabalho.
Nos países industrializados, essa proporção varia de 20% a 50% do total de trabalhadores.
(DF)

Texto Anterior: As principais conclusões do Relatório Anual da OMS
Próximo Texto: Brasil tem doenças 'evitáveis'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.