São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem já habitava o Chile há 12.500 anos

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um relato científico de mais de mil páginas provou, de modo irrefutável, que já havia seres humanos habitando o Chile há 12.500 anos, no sítio arqueológico de Monte Verde. A descoberta avança em mil anos a data mais antiga de um sítio arqueológico nas Américas, mas vai mais além disso.
Se havia humanos no Chile 12.500 anos atrás, é provável que eles tenham chegado ao continente, vindos da Ásia pelo estreito de Bering, entre Rússia e Alasca (EUA), há mais de 20 mil anos, diz o arqueólogo David Meltzer em um artigo na revista "Science".
Nos últimos anos tem havido uma polêmica séria, às vezes mesmo rancorosa, sobre o povoamento das Américas. A visão tradicional aponta a datação mais antiga como sendo de 11.500 anos atrás -a chamada época Clóvis, o sítio arqueológico nos EUA com a povoação mais antiga comprovada.
Mas descobertas em vários pontos das Américas, inclusive o Brasil, têm mostrado datações "pré-Clóvis" de sítios arqueológicos. Monte Verde, estudado por Tom Dillehay, da Universidade do Kentucky (EUA), foi o primeiro a cumprir os requisitos em termos de provas (ossos, carvão etc).
A descoberta dá mais alento à pesquisadora brasileira Niède Guidon, que afirma que o sítio da Pedra Furada, no Piauí, teria cerca de 50 mil anos. Mas tanto Meltzer como Dillehay estiveram lá em 1993 e não saíram convencidos da antiguidade do sítio.

Texto Anterior: Mobutu vai renunciar, dizem rebeldes
Próximo Texto: Hipertensos têm defeito nas células cardíacas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.