São Paulo, domingo, 4 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criança prefere alimento mole

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Criança troca, sem pensar, um bom prato de salada por um pedaço de pizza ou um hambúrguer da sua rede de fast food favorita.
Os especialistas não sabem o que acontece. O corre-corre das grandes cidades, o apelo visual dos fast food e o hábito de comer alimentos mais "moles" e mastigáveis podem ser algumas explicações.
A pediatra Ana Maria de Ulhôa Escobar diz que as crianças, talvez, percebam as verduras com um gosto mais amargo.
"Mas, amargo ou não, as hortaliças definitivamente não têm muito ibope com os pequenos".
A escola infantil Ponto Ômega, que trabalha com crianças de até 7 anos, tem usado alguns métodos para ganhar seus alunos "pelo estômago". Como as crianças ficam o tempo todo na escola, elas acabam tendo dois lanches e uma refeição completa durante o dia.
Patrícia Petrucci, nutricionista do Ponto Ômega, diz que a escola propõe uma escolha.
No almoço, cinco classes de alimentos são oferecidas: arroz, feijão, carne, uma guarnição (torta, verdura cozida) e salada.
A criança tem que escolher quatro tipos de alimento. Segundo Patrícia, poder optar faz a criança se comprometer mais com o que colocou no seu prato.
Segundo Patrícia, a criança não come o que não reconhece no seu "repertório alimentar". Assim, muitas vezes, a escola faz oficinas culinárias, para que a criança participe do processo de elaboração de um novo alimento.
(JB)

Texto Anterior: Fast food empobrece gosto
Próximo Texto: Garoto de 6 anos prefere frango a sanduíches
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.