São Paulo, domingo, 4 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fast food empobrece gosto

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A sensação de gosto é um processo que cresce durante os primeiros anos da vida da criança.
A rigor, a criança pequena já tem o aparato necessário (papilas gustativas, identificação de cheiros por receptores nasais) para sentir todos os gostos.
No entanto o otorrinolaringologista Manoel de Nóbrega diz que o aprimoramento dessa sensação depende da experiência que a criança adquire no início da vida.
Assim, a criança que for exposta a estímulos alimentares (diferentes tipos de comida) terá uma experiência mais rica e com boas chances de melhorar o paladar.
Segundo Nóbrega, esse é um dos motivos pelos quais é importante a introdução de outros alimentos (além do leite) a partir dos seis meses de idade.
Vida moderna
A correria das grandes cidades leva muitas famílias a não cumprirem o ritual de refeições conjuntas durante o dia e a escolherem uma alimentação mais líquida e pastosa, ingerida rapidamente.
Com isso, a criança perde a oportunidade de saborear a comida com mais calma e prejudica o hábito de comer alimentos sólidos, fundamentais para um processo de mastigação adequado.
Nesse terreno, o fast food, que oferece alimentos mais fáceis de serem consumidos, ganha espaço. Nóbrega diz que, no entanto, esses alimentos, a longo prazo, podem levar a um empobrecimento do padrão de gosto das crianças.
(JB)

Texto Anterior: Vida agitada prejudica paladar infantil
Próximo Texto: Criança prefere alimento mole
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.