São Paulo, domingo, 4 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

35% experimentam álcool antes dos 11

LUCIANA CAVALINI

LUCIANA CAVALINI; RENÊ MOREIRA
DA FOLHA RIBEIRÃO

Pesquisa foi feita com estudantes de Ribeirão Preto; psiquiatra diz que dependência só é notada dez anos depois

Mais de um terço dos jovens de Ribeirão Preto experimenta pela primeira vez bebidas alcoólicas antes de completar 11 anos.
Pesquisa desenvolvida pelo médico pediatra Gilson Maestrini Muza na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão (319 km de SP) revela que 34,7% dos adolescentes têm o primeiro contato com o álcool antes dessa idade (veja quadro nesta página).
O trabalho, que integra a dissertação de mestrado de Muza, foi desenvolvido em 90 e será parcialmente publicado na "Revista de Saúde Pública", ligada à USP.
A pesquisa de Muza analisou 1.025 questionários aplicados em estudantes da 8ª série à 3º série do 2º grau de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto, com idades entre 13 e 19 anos.
"Eu já esperava que o álcool seria a droga que teria o consumo mais precoce, mas chama atenção o alto percentual", afirma.
Para ele, a sociedade é bastante tolerante e, por isso, a aproximação com o álcool acontece cedo.
O psiquiatra Dênis Eduardo Bertini Bó, 30, afirma que, apesar da iniciação no álcool acontecer cedo, a dependência acaba só sendo notada mais de dez anos depois.
Ele trabalha no Naps (Núcleo de Assistência Psicossocial para Farmacodependentes), que iniciou as atividades em Ribeirão em agosto.
J.P., 31, é um exemplo. Ele afirma que começou a beber aos 11 anos. "Inicialmente, bebia todo final de semana", diz. O estudante R.U., 17, diz que bebe desde os 12 anos, mas não teme ficar dependente.
Em Franca (401 km de SP), a maior parte das pessoas que frequenta os AA (Alcoólicos Anônimos) começou a beber ainda na infância, segundo Eurípedes (membros do grupo se identificam apenas com o primeiro nome), presidente da instituição.
Apesar disso, ele afirma que os adolescentes não representam nem 10% dos cerca de 300 participantes. Um membro do AA, que preferiu não se identificar, disse que começou a beber aos 6 anos.
Geraldo Leandro, 42, de Araraquara (85 km de Ribeirão), afirma que, aos 14 anos, consumia bebidas alcoólicas todos os dias.
"Ainda na adolescência, cheguei a beber dois litros de pinga."
Drogas
O uso frequente de bebidas alcoólicas é um "ponte" para o consumo de drogas, segundo psiquiatras e usuários de drogas.
Para o psiquiatra Bertini Bó, a maioria dos jovens dependentes de drogas começou com o uso frequente de álcool.
"Recentemente, a exceção nessa situação são as pessoas muito jovens, que já começam usando crack", afirma o psiquiatra.

Colaborou Renê Moreira, correspondente em Franca

Texto Anterior: Einstein recebe certificação ISO-9002; Hipertensão não tratada pode matar; Congresso faz análise da TV comercial; Chocolate quente de máquina pede cuidado; Solventes químicos podem causar danos; Hemorragia no olho pode indicar surra; Crianças têm vacina nasal contra a gripe
Próximo Texto: Ex-alcoólatra bebeu 20 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.