São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil lidera mortes por armas de fogo

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

A Organização das Nações Unidas deve mandar uma comissão ao Brasil até o final do ano para discutir o uso de armas de fogo no país.
Estudo desenvolvido pela entidade coloca o Brasil na liderança da porcentagem de casos de mortes causadas por armas de fogo entre os 46 países investigados.
O número supera o apresentado por países como Jamaica, total de 18,72, e Estados Unidos, 14,05, cujos dados também foram considerados preocupantes pela ONU.
"Os resultados nos surpreenderam, porque o Brasil não tem tantas pessoas com licença para portar arma", disse Nancy Barman, relações públicas do Serviço de Informações das Nações Unidas, em Viena (Áustria).
Segundo a pesquisa, o Brasil teria oito pessoas armadas a cada mil, um número pequeno quando comparado à Alemanha (122), Canadá (102) ou África do Sul (43,4).
A visita da delegação da ONU terá como objetivo analisar as causas do problema.
As mortes com armas de fogo foram distribuídas em três grupos: homicídios, suicídios e acidentes.
O Brasil tem 25,78 mortes por homicídio com armas de fogo a cada 100 mil pessoas, 0,44 por suicídio e 0,75 por acidente.
"A situação do Brasil é particularmente grave no tocante ao número de homicídios", comentou o coordenador do estudo James Hayes à Folha, por telefone.
Ele acha um ponto favorável a discussão entre o governo e sociedade sobre a questão. "Brasil, Dinamarca, Finlândia, Jamaica, Polônia e África do Sul estão se mexendo para minorar o problema."
Em países do Primeiro Mundo, como é o caso do Canadá, a principal preocupação é o número de suicídios com armas de fogo.
O estudo da ONU deverá acabar até dezembro. No total, 50 países estão sendo analisados, dos quais 46 já responderam pelo menos algumas partes dos questionários.
Os japoneses e os canadenses patrocinaram parte da pesquisa. Os japoneses, com um total de 0,07 morte por armas de fogo, foram dos que apresentaram melhores resultados na pesquisa.

Texto Anterior: Adiada paralisação de ônibus em SP
Próximo Texto: Revólver é a mais usada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.