São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Índice

Clube foi precursor do futebol feminino

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO A MANAUS

Nos tempos em que o futebol feminino ainda causava estranheza, Amadeu Teixeira foi um dos seus precursores no país. No dia 6 de janeiro de 1969, o jornal "Notícias Populares" publicou reportagem com o título "Futebol de mulher é lá no Amazonas". O texto relatava jogo entre dois times do América.
A idéia de formar o time foi de Teixeira. Na adolescência, uma menina chamada Kay costumava jogar com ele e seus amigos. "Era danada", lembra o treinador.
Na década de 60, Teixeira descobriu uma garota conhecida como Pelé, "que jogava muito".
Um dia, num treino, ele foi procurado pela Justiça, que lhe informou que futebol entre mulheres era proibido por suposta portaria do Ministério da Educação.
Acabou ali a experiência. "Estamos mal no futebol feminino por causa do nosso atraso no seu desenvolvimento", diz Teixeira. Ele também era, claro, o técnico do time feminino do América.
(MM)

Texto Anterior: Métodos são heterodoxos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.