São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafo gaúcho retrata vida das baleias francas

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A exposição "Baleias Francas no Sul do Brasil" do fotógrafo gaúcho Marcelo Ruschel, que abre hoje no Shopping Market Place, é o resultado de um projeto criado pela ONG International Wildlife Coalition, que tem por objetivo pesquisar e preservar a fauna marinha.
Por esse motivo, sua apresentação ganhou um cunho educativo, com a exibição de painéis explicativos e um documentário em vídeo de oito minutos, realizado no litoral do Estado de Santa Catarina.
As fotos de Ruschel registram as atividades das baleias francas e foram tiradas entre os meses de junho e novembro, época que costumam frequentar a costa catarinense.
Esse é o período em que as baleias francas se acasalam, procriam e amamentam seus filhotes. Os mergulhos e os malabarismos podem ser observados a uma distância de até 20 metros da praia.
Segundo Ruschel, devido ao porte físico gigantesco -chegam medir 18 m e pesar 40 toneladas- as francas sempre foram caçadas sem discriminação.
Extinção
Até o século passado, a camada de gordura, que envolve sua pele, era usada para a iluminação pública, e também como mistura da argamassa para a construção de faróis e igrejas.
Um tratado internacional, em 1935, proibiu sua perseguição. Mas as sequelas ficaram.
Hoje, a franca é a segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção em todo o planeta.
"Nosso objetivo não é só proteger o animal, mas criar mecanismos que possam preservar os oceanos, evitando o grande mal do século, a poluição ambiental."
"Baleias Francas no Sul do Brasil" faz parte do 3º Mês Internacional da Fotografia e permanece em São Paulo até 25 de maio. A mostra já esteve em Porto Alegre e Florianópolis e vai visitar outras capitais brasileiras.

Exposição: Baleias Francas no Sul do Brasil
Onde: Shopping Market Place (piso térreo) (av. das Nações Unidas, 13.947, tel. 011/241-7244, zona sul de São Paulo)
Quando: hoje, às 19h; de segunda a domingo, das 10h às 22h; até 25 de maio Quanto: entrada franca
Internet: http://www.via-rs.com.br/iwcbr

Texto Anterior: Latinos enfocam fábula e caos
Próximo Texto: Dupla aposta em espetáculo-jogo interativo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.