São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idoso fica com 80% da capacidade do pulmão

DA REPORTAGEM LOCAL

Ikushiro Nakamura, 63, fumou dos 18 anos até 18 meses atrás. Foram três maços por dia, 21 mil cigarros por ano, quase um milhão ao longo de toda a vida.
A capacidade do pulmão estava tão reduzida que não caminhava. Até que, em 19 de novembro de 1995, Nakamura foi internado com mais uma das suas crises. O susto foi tão grande que Nakamura decidiu parar de fumar. Os problemas com o cigarro tinham aparecido cinco anos antes, quando fez exames para se aposentar.
O médico diagnosticou o enfisema e disse que a única chance de cura seria deixar o cigarro. Nakamura foi para Praia Grande (litoral sul de SP), mas não parou de fumar.
Animado pela família, Nakamura procurou ajuda médica, mas sem perspectivas. "Até que encontrei a equipe do doutor Luiz Carlos Losso". Nakamura diz que concordou em ser o primeiro a passar por esta cirurgia. Foi internado no dia 25 de junho do ano passado, quando pesava 45 quilos.
Nakamura acha que recuperou 80% de sua capacidade respiratória. Virou um militante antitabagista, mas não teve sucesso na família: dos dois dos três filhos ainda fumam.

Texto Anterior: Parar de fumar é fundamental
Próximo Texto: Dieta ajuda tratamento da hipertensão arterial; Livro dá dicas sobre a saúde do trabalhador; Estudo associa vacinas contra pneumonia; Conferência discute doença de Alzheimer; Bioquímica médica tem simpósio internacional; Pilotar um jet ski pode ser muito perigoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.