São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mãe

RODRIGO BUENO

Dia das Mães. Justa homenagem é prestada, mesmo que por 24 horas, àquelas que proporcionaram a existência. Mas e o futebol? Quem deu vida ao esporte mais popular do planeta?
Historiadores, estudiosos e curiosos ainda polemizam sobre quem é a pátria-mãe do futebol.
A Inglaterra tratou de ajustar o esporte ao formato atual no século 19. O país tem o campeonato mais antigo que ainda é disputado -a Copa da Inglaterra data de 1888. Em função disso, os ingleses ganharam a fama de inventores de futebol.
A reputação, no entanto, é contestada pelos italianos. Consta que o "calcio", nome pelo qual o futebol é conhecido na Itália, já era uma prática comum no século 16, em Florença.
O velho "giuoco calcio", porém, era bem diferente do futebol de hoje. Seria uma versão medieval do "soccer".
Mas o surgimento do futebol pode estar mais longe. Registros mostram que, na China, perto do nascimento de Cristo, existiu um ancestral do esporte.
Os chineses praticavam um futebol primitivo -aliás, pouco evoluíram até hoje-, mas já respeitavam o princípio básico do esporte: vários jogadores tentavam chutar uma bola.
A partir do próximo mês, com o Torneio da França, e até 1998, com a Copa do Mundo, a nação mais pródiga em "pais do futebol" irá embalar o que há de melhor no esporte.
Os franceses Jules Rimet, Henri Delauney e Gabriel Hanot idealizaram a Copa do Mundo, a Eurocopa e a Copa dos Campeões, respectivamente, colocando também a França na lista das procriadoras do futebol.
Curiosamente, Inglaterra, Itália, China e França são todas femininas, condição essencial para a maternidade.
No Torneio da França, além do idealista time da casa, jogarão duas candidatas a "mãe do futebol", Inglaterra e Itália, e o Brasil, que, se não foi o pai, é ao menos o filho mais vitorioso do esporte, tetracampeão mundial.

Texto Anterior: No canto, o gatinho jaz com o pescoço torcido
Próximo Texto: Gestação; Parto; Amamentação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.