São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Loft' ganhou força nos anos 70

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O "loft" -moradia com amplos espaços e pé-direito mais alto que os padrões atuais- se tornou uma tendência no início da década de 70, no bairro do SoHo, em Nova York, nos Estados Unidos.
Jovens que trabalhavam no mercado financeiro, artistas e profissionais liberais criaram um novo estilo de vida e transformaram antigos galpões industriais em habitações originais.
Até então, o conceito de "loft" não estava ligado ao conforto ou à classe social. Era apenas uma maneira mais barata de morar.
O pé-direito duplo -típico das antigas fábricas-, as estruturas de ferro, tijolos e fiações e encanamentos à mostra praticamente não exerciam nenhum fascínio.
Essa forma não-convencional de moradia acabou atraindo artistas e jovens solteiros que sentiram necessidade de morar em um lugar espaçoso e diferenciado.
Como o custo para a aquisição do imóvel era baixo, as pessoas começaram a investir, criando ambientes personalizados e compatíveis com o seu desejo.
Hoje, o sonho de morar em uma construção desse gênero está mais próximo dos brasileiros.
Jovens de classe média, na tentativa de fugir do padrão dos produtos do mercado imobiliário, começam a investir em locais novos, porém espaçosos.
Com a ajuda de arquitetos, os moradores desses imóveis apostam também em uma decoração original, abusando da mistura do novo com o antigo.

Texto Anterior: Publicitária troca imóvel próprio por outro alugado
Próximo Texto: Jardim-de-inverno requer luz adequada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.