São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Custo da construção cai 0,52%

DA REPORTAGEM LOCAL

Os custos da construção civil caíram 0,52% em abril. Foi a segunda queda consecutiva, já que em março os preços variaram negativamente em 0,01%, segundo o Índice Pini de Custos de Edificações (IPCE), apurado pela editora Pini, especializada no setor.
A previsão para o próximo mês é de aumento da taxa, uma vez que maio é mês de data-base dos trabalhadores da construção civil.
O IPCE acumulado nos últimos 12 meses é de 7,2%, para um inflação de 9,84% (IGP-M).
O índice apura a variação dos custos dos materiais de construção e da mão-de-obra. A base para o levantamento é a construção de um edifício habitacional de 18 pavimentos de alto padrão e com unidades de três dormitórios.
Os materiais apresentaram queda de 1,31% em abril (o índice geral ficou em 0,52% porque o peso de materiais e mão-de-obra varia mês a mês). A porta lisa de cedro teve o reajuste mais significativo no mês: 4,83%. Areia lavada (0,58%) e cal hidratada (0,45%) também tiveram variação positiva.
Nos últimos 12 meses, a deflação, segundo o IPCE, dos materiais é de 0,55%. Segundo a editora, os preços dos materiais de construção devem se manter estáveis nos próximos meses.

Texto Anterior: Jardim-de-inverno requer luz adequada
Próximo Texto: O tempo e o tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.