São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A Ilha da Aventura

TATIANA REZENDE

Ilhabela tem opções até para quem não curte muito praia
Ilhabela é muito mais do que a capital da vela. Para quem gosta de aventura, o lugar é perfeito. Além de muitas praias, oferece programas de fazer inveja a qualquer Indiana Jones.
As praias do Curral, do Jabaquara, da Feiticeira e dos Castelhanos são as principais da ilha. A do Curral é a mais agitada, com "jet-skis" e "skis-banana". A da Feiticeira já foi ponto de encontro de turistas. Agora, é quase particular. Um dos acessos é por um caminho entre os muros da casa do bicheiro Ivo Noal.
Nas praias dos Castelhanos e do Jabaquara, só é possível chegar de barco, jipe ou moto. A primeira é frequentada por surfistas, a outra tem uma piscina natural, de água gelada, que sai de pedras na base de uma montanha.
Apesar de estar a 15 km do centro e ter estrada asfaltada, a praia do Julião é outra inexplorada por turistas, o que garante areia e mar totalmente limpos.
A maior parte de Ilhabela (85%) é ocupada por um parque estadual, o que garante diversão aos adeptos de esportes radicais. Pode-se escolher entre escaladas (como a do Pico do Baepi, com mais de 1.000 m de altura), visitas a mais de 300 cachoeiras, 17 trilhas ou mergulhos. Estima-se que mais de cem embarcações estejam afundadas na região, com profundidades entre 10 m e 40 m.

As jornalistas Tatiana Rezende e Deborah Giannini viajaram a convite da Hostelling International SP e da prefeitura de Ilhabela.

ACESSO
Ilhabela fica a 228 km a leste de São Paulo. O acesso é feito somente por balsa, em São Sebastião, e dura 15 minutos. Seguir pelas rodovias Dutra ou Ayrton Senna até São José dos Campos e pegar a Tamoios até Caraguatatuba e seguir as indicações para São Sebastião.
ONDE FICAR
Ilhabela oferece várias opções de hospedagem. São hotéis, pousadas, chalés, e o primeiro albergue da juventude da ilha, inaugurado em abril. O albergue está instalado na antiga Pousada Parque da Cachoeira, no caminho para a Cachoeira da Toca. Tem 12 chalés (com quatro beliches por quarto), quadra esportiva, churrasqueira, piscina natural e um pequeno templo de meditação. A diária, com café da manhã, custa R$ 14.

Texto Anterior: Proposta decente; Militância; Presente de grego; Disco quebrado
Próximo Texto: A rota da gula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.