São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

aprendendo a amamentar

IZABELA MOI

Amamentar é o primeiro desafio que a mulher enfrenta logo após o parto. "Mas só se torna um problema se a mãe não tiver informação suficiente", afirma a enfermeira-obstetra Martha Goldberg, uma das consultoras da empresa Leite Meu, especializada em orientar gestantes para o aleitamento.
As consultoras atendem as futuras mamães a partir da trigésima segunda semana. Sempre com sessões individuais e personalizadas, a enfermeira visita as mães em casa, verificando a quantidade de leite produzido e se a drenagem e a sucção do bebê estão sendo feitas de maneira correta.
"As mães, sobretudo as 'principiantes', sempre associam o choro do bebê à fome e concluem que o seu leite não é suficiente", afirma Martha.
O programa propõe que a gestante faça três ou quatro sessões, sendo uma delas preparatória, antes do parto, e as outras nos primeiros dias de amamentação, já em casa. Para a coreógrafa Rose Acras, 37, sua mastite talvez não tivesse se desenvolvido se estivesse melhor informada. "O aleitamento não é instintivo", confirma.
O programa também orienta para o desmame, observando ao mesmo tempo os cuidados necessários à mãe e ao bebê.
Leite Meu. Nutrição para a família. Martha Goldberg, Enfermeira e consultora. Para marcar consultas, tel. 852-5432. Em Belo Horizonte: (031) 337-8548.

Texto Anterior: marrom faz a cabeça em NY
Próximo Texto: quando ele faz "birra"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.