São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quando ele faz "birra"

FRANCISCO B. ASSUMPÇÃO JR.

Meu filho tem um ano e nove meses. Quando está nervoso, bate a cabeça no chão ou bate no pai ou em mim. Por que? Wanderléa, 31.
A agressividade na criança pequena se expressa por meio de atos de hostilidade. Com o desenvolvimento, a criança aprende a representar a sua agressão de forma simbólica e passa a falar ao invés de agir.
Quando muito pequena, é frequente a criança morder-se, bater a cabeça, beliscar-se ou se arranhar como forma de explorar o meio e a si próprio, ou de satisfazer algum desejo, ou ainda de se adaptar a frustrações. O fenômeno tem um nome simples: "birra".
Essas condutas são desencadeadas muitas vezes pela frustração de um desejo. No caso da criança, tais atitudes devem ser ignoradas, para que se possa estabelecer um diálogo, mostrando a inutilidade da birra na tentativa de conseguir o que se deseja.
A única exceção é quando a agressividade causa prejuízos detectáveis, ou seja sintoma de um problema maior, como retardamento mental.
À medida em que cresce, a criança passa a dirigir sua agressividade para os outros. Segundo alguns autores, ela é agressiva porque não percebe direito as consequências de seu ato, como a dor.
Gradativamente, a criança irá procurar formas mais adequadas de comunicação com o ambiente. Não se deve permitir que ela consiga aquilo que deseja com birras, senão ela pode deixar de desenvolver o limite de tolerância às frustrações, tão necessário à convivência social.
Diretor do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas

Perguntas para a seção "Pais e Filhos" devem ser enviadas por carta ou fax para Revista da Folha, al. Barão de Limeira, 425, 8.o andar, Campos Elíseos, CEP 01290-900, São Paulo. Fax (011) 224-4261.

Texto Anterior: aprendendo a amamentar
Próximo Texto: cães uivantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.