São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
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CARTAS

* "Tenho um Omega Diamond, ano 94, com motor 3.0 que apresenta falta de torque (força) em baixas rotações. Gostaria de saber se conseguiria melhorar o desempenho mudando os cabeçotes e a ignição, para usar a gasolina premium."
Silvio D. A. Brito (Belo Horizonte, MG)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, os problemas apontados no Omega devem estar restrito ao carro do leitor. Ele diz desconhecer que essa versão tenha pouco torque em baixa rotação. O carro deve ser encaminhado a uma oficina para checagem no sistema de injeção eletrônica e de escape.
Para melhorar o desempenho do Omega, em condições normais, o preparador sugere a substituição do filtro de ar original por um esportivo, a troca do coletor de escapamento original por um dimensionado 6x2 e mudanças no cabeçote.

* "Comprei um Escort SW em fevereiro. Com um mês de uso, o veículo apresentou problemas nos freios dianteiros. Na concessionária Frei Caneca, soube que a Ford não dispõe da peça necessária para o reparo, que vem da Argentina.
O problema maior é que nem a revenda nem a montadora conseguem importar a peça. Alegam não ter o número de série para fazer o pedido de importação e, ainda, que a peça nem sequer está catalogada."
Raul Sizuo Habu (Mauá, SP)
Resposta
A Ford disse que contatou o cliente e foi informada de que o problema foi solucionado.

Em contato com a Folha, o leitor informou que a revenda procurou no mercado uma peça similar e fez a substituição. Ele se mostrou decepcionado com a montadora por não ter o número de série da peça.

* "Gostaria de saber se a Volkswagen voltou a produzir o Gol modelo furgão."
Omar Partenio Murad (Santos, SP)
Resposta
A Volkswagen não está fabricando essa versão do Gol e não há previsão de retomar a sua produção.

* "Comprei um Palio EL 1.5, em setembro, na concessionária Torino. Com poucos dias de uso, o veículo apresentou problemas nos faróis, marcador de combustível desregulado, risco no pára-lama, esguicho de água traseiro entupido, vidro elétrico com defeito, barulho na porta traseira, porta com dificuldade para fechar, alarme com funcionamento irregular e estalos ao frear.
Levei o carro quatro vezes à revenda. A maioria dos defeitos já foi resolvida, exceto o problema com o marcador de combustível. Já foi substituída a bóia, o sensor e até o painel do carro."
André Luís dos Santos (São José dos Campos, SP)
Resposta
A Fiat informou que o carro foi reparado pela concessionária Pádua, no dia 27 de março, com o acompanhamento de um de seus técnicos, e devolvido ao cliente no mesmo dia.

A Folha contatou o leitor, que confirmou as informações.

* "Gostaria de saber quantos quilômetros por litro fazem o Monza SLE 1.8 e o Chevette 1.6, ambos a álcool e ano 86. Quero saber ainda se é possível trocar o carburador simples do Monza por um duplo."
Marcio S. Suzuki (Campos, RJ)
Resposta
A GM não soube informar os valores oficiais para os dois modelos. Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, durante a fase de aquecimento, um veículo a álcool tem um consumo adicional de 0,8 a 1,1 litro. Em trajetos curtos, o consumo deverá situar-se próximo a 5 km/l. Em viagens, o valor ficará próximo dos 10 km/l.
Quanto ao carburador, o mecânico indica a instalação do componente da marca Brosol. Mas, para isso, seria preciso substituir também o cabeçote e o coletor de admissão.

* "Tenho necessidade de entrar em contato com a Gurgel e não sei como localizar a fábrica."
Eduardo Cesana (e-mail)
Resposta
A montadora Gurgel entrou em falência e já deixou de produzir carros em sua fábrica de Rio Claro (175 km a noroeste de São Paulo). Mas a Gurgel ainda mantém um escritório em São Paulo, que fica na rua Prudente Corrêa, 118, Jardins, tel. (011) 853-1502.

* "Comprei uma Ranger, em outubro, na concessionária Lemar. O veículo apresentou diversos problemas, que foram sendo sanados dentro da garantia pela revenda. Porém fui informado de que a embreagem não tem garantia de fábrica. O manual do proprietário diz que o componente possui garantia de três meses.
Telefonei para o serviço de atendimento e expliquei que a embreagem trepidava. Soube que, provavelmente, o problema fora causado por mau uso e, por isso, não há garantia."
Jordi da Silva Aguilera (São Paulo, SP)
Resposta
A Ford informou que o veículo do cliente foi atendido pela concessionária Lemar e as questões apresentadas foram solucionadas.

O leitor confirmou as informações da Ford.

* "Tenho um Santana GLS, ano 93, e o considero um excelente veículo. Gostaria de saber se esse modelo será substituído ou remodelado."
Walmir O. da Cunha (e-mail)
Resposta
Segundo a Volkswagen, o Santana sofrerá pequenas alterações e ainda não deve sair de linha. A montadora informou ainda que o novo Passat alemão, do mesmo segmento do Santana, deverá ser comercializado no Brasil entre setembro e outubro.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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