São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gol 1.0 16 válvulas tem fôlego de sobra

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Gol 1000 Plus 16V (com motor de 16 válvulas), que a Volkswagen deve lançar no segundo semestre deste ano, oferece um desempenho surpreendente para o segmento dos "populares".
A Folha avaliou o modelo em trajeto entre as cidades de Taubaté e Campos do Jordão (SP) -em ruas, avenidas e rodovias.
O Gol será o primeiro carro nacional com motor de 1.000 centímetros cúbicos (cc) a contar com 16 válvulas -quatro (duas de escape e duas de admissão) para cada cilindro. O preço ainda não está definido, mas deve girar entre R$ 17 mil e R$ 18 mil.
O Gol Plus 16V revelou-se muito ágil no trecho rodoviário e, ao contrário do que se possa supor de um "popular", enfrentou trechos de subida com relativa facilidade.
As ultrapassagens também foram realizadas sem grandes esforços, uma das principais dificuldades carros com motor de 1.000 cc.
O câmbio de engates curtos e extremamente precisos contribuiu para melhorar a dirigibilidade.
O dispositivo que desliga o ar-condicionado em rotações mais elevadas -para não diminuir o desempenho- também revelou-se extremamente útil nas acelerações mais agressivas.
O motor melhorou o desempenho do Gol em baixas rotações, mas ainda demora para responder nas arrancadas. Propulsores que utilizam o sistema de 16 válvulas costumam ter desempenho limitado em rotações menos elevadas.
Com a nova motorização, o Gol Plus 16V passa a contar com cerca de 70 cavalos (cv) de potência, contra os 54 cv da versão 1.0 comum (oito válvulas).
Tem mais potência, por exemplo, que o Fiesta 1.3 (58 cv), quase a mesmo que o Palio EL 1.5 (76 cv) e mais do que todos os outros "populares" do mercado.
Mudanças
Externamente, a Volkswagen não promoveu nenhuma mudança no Gol Plus 16V.
Nas laterais, o novo modelo apenas ganha plaquetas com a inscrição 16V -também presente na tampa do porta-malas.
Por dentro, a maior modificação está no painel. O quadro de instrumentos ganhou fundo branco, igual ao da versão esportiva GTI.
O Gol Plus 16V avaliado era pré-série (ainda está em fase de testes): por isso, podem ainda ocorrer algumas mudanças até o lançamento oficial.
O motor AT-1000 de 16 válvulas e injeção multiponto será produzido na fábrica de São Carlos (244 km de São Paulo), inicialmente apenas para a família Gol. Depois, deverá equipar uma versão da Parati.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Internet tem catálogo de carros em português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.