São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas criam programa globalizado

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Nasce amanhã em Frankfurt o "Star Alliance", maior contrato operacional de companhias aéreas já realizado.
Ainda cercado de sigilo, o acordo a ser assinado pelos presidentes das empresas aéreas Varig, Lufthansa, United Airlines, SAS, Air Canada e Thai Airways vai permitir, numa primeira fase, que 174,2 milhões de passageiros utilizem os 1.334 aviões dessas companhias para alcançar 578 cidades em 106 países.
A partir de outubro, quando a Varig deve integrar-se totalmente ao "Star Alliance", suas 81 aeronaves entram no sistema. A Varig voa hoje para 24 países.
No futuro, além dos seus próprios logotipos, as seis companhias devem trazer em sua fuselagem o da "Star Alliance".
Para os passageiros, esse acordo é bem mais amplo do que os de "code-share" que têm sido feitos entre empresas do setor para a comercialização de assentos.
Ele significa que o sistema realmente globalizado de viagens estará entrando em vigor, com programas de milhagem intercambiáveis, horários de vôos coordenados -o que diminuirá em muito os tempos de conexão- e check-in simplificado, para que a bagagem siga diretamente ao destino final, não importando quantas conexões o passageiro faça.
O aeroporto de Frankfurt, um dos maiores do mundo, hospeda o evento grandioso que marca o aparecimento do acordo "Star Alliance" e recebe amanhã um avião de cada uma das empresas aéreas signatárias.
Além de juntar pioneiramente sete das maiores companhias aéreas, o "Star Alliance" tem o mérito de cobrir praticamente todo o mundo, já que seus parceiros são empresas que voam na América do Norte e do Sul, Europa e Ásia.

Texto Anterior: NY bate recorde e Bovespa sobe 1,8%
Próximo Texto: Comércio vai reduzir 20% das compras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.