São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
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Comércio vai reduzir 20% das compras

Dia das Mães frustra lojistas

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes redes de lojas vão reduzir em até 20% as compras das indústrias neste mês porque não venderam o quanto previam para o Dia das Mães.
O estoque de alguns lojistas ouvidos pela Folha chega a representar aproximadamente 45 dias de vendas. A estratégia neste mês é reduzi-lo para 30 dias.
"Todo mundo esperava vender mais", diz Michael Klein, diretor da Casas Bahia, que já programa reduzir em 10% o volume quinzenal de compras da indústria.
Na sua análise, o fim-de-semana do Dia das Mães foi muito parecido com aqueles que coincidem com o pagamento dos salários.
Considerando-se a média de faturamento por loja, conta, a venda neste mês está 8% menor do que a de igual período do ano passado.
"A receita da empresa só está 16% maior, neste mês, do que a de igual período do ano passado porque temos 80 lojas a mais."
A Bernasconi decidiu cortar em 20% as compras das indústrias programadas para o mês. "Os estoques estão altos -equivalem a 45 dias de venda", diz Luvirto Bernasconi.
Ele conta que a rede de lojas se preparou para faturar neste início do mês 20% a mais do que em igual período de 1996, mas o crescimento foi de 16% no período.
Bernasconi diz que um dos poucos produtos que tiveram bom desempenho de vendas foram os fornos microondas. A empresa comercializou 800 unidades em dez dias e esperava vender 500.
A Lojas Cem informa que os estoques estão 20% acima do programado e que a reposição de mercadorias foi postergada.
"A idéia é esperar um pouco mais para ver o comportamento do consumidor e, a partir disso, programar compras da indústria", diz Natale Dalla Vecchia, diretor.
Se levado em conta o faturamento por loja, diz ele, as vendas neste mês estão iguais às de mesmo período de 1996.

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