São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eric Benét

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em meio à nova geração de músicos influenciados pelo soul e pelo R&B dos anos 70, Eric Benét faz o que alguns chamam de retrô.
Comparado a Erykah Badu ou ao Tony Toni Toné, Benét soa mais tradicional. Não está nem um pouco preocupado com o hip-hop ou estilos mais atuais do gênero.
O cantor e compositor de Milwaukee (centro-oeste dos EUA) cresceu ouvindo Otis Redding, Sly Stone e Al Green, entre vários figurões do universo R&B/soul/funk.
Benét não esconde que, ainda garoto, passou bastante tempo imitando Stevie Wonder -influência que aparece escancarada em seu primeiro álbum.
O rapaz não segue apenas o estilo do mestre. Até seu timbre vocal se parece com o dele, em faixas como "Femininity" e "Just Friends". Uma rara exceção é o clássico "If You Want Me to Stay", em que Benét homenageia Sly Stone.
Remakes
Mesmo assim, quem não se incomoda com "remakes", vai encontrar pop negro de qualidade, em "True to Myself".
Enquanto o CD de Benét não ganha edição nacional, é possível ao menos experimentá-lo. A faixa "Spiritual Thing", um R&B bem dançante, abre a compilação "Soul Experience - Dance Charme 2", que acaba de chegar às lojas.
A seleção é do DJ Corello, que em 14 faixas sugere um painel de três correntes contemporâneas da música negra: o R&B, o hip-hop e o swing beat europeu.
Entre nomes mais conhecidos, como Keith Sweat e Tevin Campbell, aparece a veterana Randy Crawford, que recria com seus vocais suaves "Give Me the Night", o hit de George Benson.
Vale prestar atenção também nos atraentes "grooves" de Mark Morrison e Alene Marie, bem próximos do acid jazz.
(CC)

Disco: True to Myself
Artista: Eric Benét
Lançamento: Warner (importado)

Disco: Soul Experience
Artistas: Eric Benét, Keith Sweat, Charlene Smith, Mark Morrison e outros Lançamento: Wea Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Tony Toni Toné
Próximo Texto: Legacy 1; Legacy 2; Legacy 3; Legacy 4; Legacy 5; Legacy 6
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.