São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
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Legacy 1; Legacy 2; Legacy 3; Legacy 4; Legacy 5; Legacy 6

PEDRO ALEXANDRE SANCHES; PAULO VIEIRA

Legacy 1
As coletâneas -quase invariavelmente empacotadas em medonhas embalagens- dão corpo ao pacote colhido da série Legacy que a Sony nacional lança no mercado. Aretha Franklin reina soberana, embora seu volume contemple poucos "greatest hits". No mais, as musas da discothéque -Cheryl Lynn e seu "Got to Be Real, as Emotions, Deniece Williams e sua vozinha enjoada de hits de rádio e do filmeco "Footloose"- dominam a seção feminina do pacote.
(PAS)

Legacy 2
Sinônimo daquilo que se convencionou chamar "som da Filadélfia", os O'Jays atingiram seu ápice de popularidade com "Back Stabbers". Teve produção e composições assinadas pela dupla Kenny Gamble e Leon Huff, também autora/produtora de "Me and Mrs. Jones", topo da parada na voz de Billy Paul. As músicas absorvem requintes de produção como o uso de cordas e modulações tonais tão comuns àqueles grupos negros de vários vocalistas.
(PAULO VIEIRA)

Legacy 3
Maurice White fundou o Earth, Wind & Fire após consultar sua carta astrológica. Com outros vegetarianos, formou uma das mais inventivas bandas de soul dos anos 70. Foi se inclinando à disco, sem jamais perder duas de suas principais características, a criatividade dos metais e os malabarismos vocais. A compilação junta hits manjados como "Devotion" e preciosidades dos tempos menos comerciais. Sobra até um "Ponta de Areia", de Milton Nascimento, no meio.
(PV)

Legacy 4
De resto, a seção masculina de bandas oscila do genial ao curioso. Na primeira ponta estão os Manhattans. Seu kitsch-chique, característico do chamado som da Filadélfia, contempla clássicos como "Kiss and Say Goodbye". Na segunda ponta, aparece a big band MFSB, artífice de orquestrações de jazz de elevador que davam num tom fake de funk e originaram experiências como o som da Filadélfia e, aqui no Brasil, a música de Cassiano e da banda Black Rio.
(PAS)

Legacy 5
Integrantes também do MFSB, as três vocalistas negras chegaram ao segundo lugar da "Billboard" com o hit meloso "When Will I See You Again" e ao primeiro com "TSOP", tema produzido sob encomenda para um programa de TV, que deu enorme visibilidade ao grupo. As duas músicas estão na compilação, assim como "Love Is the Message", uma bobagem de raiz gospel que nos transporta a um mundo de gola rolê, cabeleiras enormes e mensagens otimistas a cada acorde.
(PV)

Legacy 6
Dentro da melhor capa está a melhor coletânea da série, "Am I Black Enough for You", que reúne galeria expressiva de bandas e artistas negros. A faixa-título é arrasa-quarteirão de Billy Paul, hoje injustiçado como ídolo decadente que ganha uns trocos tocando todo ano no Brasil. A lista é irrepreensível: Sly & the Family Stone, os Jacksons (já sem Michael), Harold Melvin & The Blue Notes, Isley Brothers, O'Jays, MFSB, Bunny Sigler, Intruders. Tratado de pop negro.
(PAS)

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