São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músicos da Blue Note recriam hits dos Beatles em novo CD

Álbum traz cantoras como Cassandra Wilson e Dianne Reeves

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O selo Blue Note, um dos mais influentes na área do jazz, volta às lojas com um projeto especial. Estrelas de seu elenco, como as cantoras Cassandra Wilson e Dianne Reeves, interpretam hits dos Beatles, no CD "Strawberry Fields".
O que logo chama atenção não é, certamente, a originalidade da idéia desenvolvida pelo produtor Bob Belden. Entre os músicos de jazz, recriar temas da dupla Lennon & McCartney deixou de ser novidade ainda nos anos 60.
Porém, há aqui uma diferença essencial em relação a experiências similares. Belden e seus convidados não tentaram "jazzificar" Lennon & McCartney. De modo geral, todos pertencem a uma geração que cresceu ouvindo não apenas a música do quarteto britânico, mas o pop em geral.
Tratadas como clássicos, as 10 canções escolhidas foram revisitadas em arranjos criativos, que levam em conta a eclética bagagem musical deste final de século.
Apesar das presenças de ótimos instrumentistas da nova geração, como Tim Hagans (trompete) e Kevin Hayes (piano), quem brilha mesmo são as cantoras.
A começar do eletrizante encontro de Cassandra Wilson e Dianne Reeves, na versão funky de "Come Together", que abre o CD. Cassandra comanda uma versão lenta e sofisticada de "Strawberry Fields Forever". Dianne mostra seu lado mais suave, no hit "The Fool On the Hill".
Ainda pouco conhecida por aqui, a expressiva Holly Cole também se sai muito bem, na versão de "I'm Only Sleeping".
Depois de produzir álbuns similares, em que recriou canções do ex-Prince ("When Doves Cry") ou de temas clássicos do catálogo da Blue Note ("Shades of Blue"), o também arranjador e saxofonista Bob Belden prova que domina o filão dos "covers" como poucos.

Disco: Strawberry Fields
Com: Cassandra Wilson, Dianne Reeves, Holly Cole, Greg Osby e outros Lançamento: Blue Note/EMI
Quanto: R$ 20 (em média)

Texto Anterior: Laura Pausini canta seus 23 anos em SP
Próximo Texto: Brasil vê ressurreição do Ten Years After
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.