São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Miguel Arraes critica obra sobre Prestes

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Em sua primeira exibição no Nordeste, anteontem, em Olinda (PE), o documentário "O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes", de Toni Venturi, foi reprovado pela esquerda pernambucana.
O filme foi mostrado em sessão privada para o governador Miguel Arraes (PSB) e convidados.
Arraes gostou do documentário ("muito bem montado"), mas fez restrição à "falta de profundidade" na análise da carreira de Prestes -que ele considera "uma grande personalidade do século".
"O filme mostra apenas traços da personalidade dele, em meio a grandes acontecimentos históricos", disse Arraes.
Luciano Siqueira, dirigente estadual do PC do B, classificou o filme como "precário" e de "nuances anticomunistas". O vereador do PT Marcelo Santa Cruz disse que "a história de Prestes merecia um tratamento menos superficial".
A exibição privada para Arraes foi iniciativa da segunda mulher de Prestes, Maria, que também assistiu à sessão em Olinda.
"O Velho" ganhou o prêmio de melhor documentário nacional no É Tudo Verdade - 2º Festival Internacional de Documentários, realizado em abril.
"Arraes e Prestes eram muitos amigos. No exílio, muitas vezes o Arraes saía da Argélia para se encontrar com Prestes em Moscou. Ele dizia que o Arraes era um homem de ação, decidido a resolver os problemas do povo", disse Maria Prestes.
Arraes e Prestes se conheceram em 1958, durante as eleições para o governo do Estado, quando ambos apoiavam Cid Sampaio -que acabou sendo o vitorioso.
No ano seguinte Arraes candidatou-se a prefeito de Recife e, em 1962, a governador. Ganhou as duas eleições, ambas com apoio de Prestes e do PCB.
Segundo Arraes, Prestes (que foi secretário-geral do PCB até 1983) nunca exigiu cargos em troca do apoio.
"Eu me lembro que, depois da eleição para governador, nós nos encontramos no Rio e ele me disse: A única coisa que que eu quero é que você faça algo pelo povo de Pernambuco", disse Arraes.

Texto Anterior: Titãs produzem um acústico vigoroso
Próximo Texto: Italianos do Rio ameaçam monopólio de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.